quarta-feira, 9 de abril de 2014

Não tenha medo de amar!


Muitas pessoas por medo de sofrer encontram inúmeras formas de se defender e de não se expor ao outro. Assumindo papéis, inventando máscaras, palavras e trejeitos com um único objetivo, não sofrer! O sofrimento é inevitável, e a conta e risco nos pertence. Portanto, é preciso não depender do outro para amar. O problema é quando norteamos nossa vida à partir do outro: “Se ele não fizer isso, eu também não faço”, “se ele não disser, eu também não digo”, “se ele não demonstrar, eu também não demonstro”! Poxa! Que raio de contabilidade miserável é essa?! O amor não funciona desse jeito e, assim, continuaremos todos morrendo de solidão, carência, angústia e depressão!Que tal começarmos a agir por nossa própria conta e risco? Sim, amar é um risco, um enorme risco, mas que não inclui apenas o sofrimento. Neste pacote também está incluso o risco (absolutamente provável) de sermos correspondidos, amados, respeitados, queridos e tudo o mais que possa haver de bom no exercício de compartilhar amor. Portanto, a pergunta mais importante é: O que você quer fazer? Compartilhar seu amor, dar carinho, pedir carinho, demonstrar o que sente, falar sobre seus sentimentos? Então, faça isso. Não desperdice sua vida à espera da “permissão” do outro. Não meça a sua capacidade de amar e de se expor e de se tornar vulnerável à partir do outro. Assuma-se, admita-se e, sobretudo, acolha-se!

Quem ama não adoece!


Estou feliz, porque hoje vou falar de amor. Tema acima de tudo acolhedor. O título é: Quem ama não adoece. Segundo Sigmund Freud, psicanalista, um dos mais respeitados por sua teoria sobre o inconsciente, afirmou que precisamos amar para não adoecer. Fazendo uma análise criteriosa, o amor é um remédio. Quem ama tem brilho no olhar, sorriso no rosto, pele aveludada por causa do sexo bem praticado. Eh, a máxima, sexo com amor, receita de felicidade. Freud é categórico em dizer O AMOR É O CENTRO DE TUDO. Mas existe um termômetro que pensa em medi-lo, a temperatura ideal é dar e receber, porém quem ama não espera nada em troca. E então eu pergunto, como amar sem ser amado e ainda assim não sofrer, não adoecer?? Dizem também por aí, que o amor tudo suporta, que quem ama cuida, compreende, morre de saudade, esquece o orgulho, tudo que a maioria não pratica rsrs, mas juram que é amor. É real que não há amor, sem perdão, o perdão é algo milagroso, que poucos tem intimidade. Nos ciúmes existe mais amor-próprio do que amor verdadeiro. Então depois de uma análise detalhada sobre o amor, adoecer e cura, pasmem, porque nada disso haverá se não tiver confiança. Assustadora, essas palavras vieram como flecha no meu coração, que diz assim: Se não quiser adoecer, confie! Quem não confia, não se comunica, não se relaciona, não cria liames profundos, não sabe fazer amizade. A desconfiança é falta de fé em si, nos outros e em Deus. Depois dessas palavras só nos resta refletir. Será que estamos amando? Será que estamos sendo amados? Será que adoecemos? Se a resposta não veio, eu respondo: ¨Procure me amar quando eu menos mereço, pois é quando eu mais preciso¨. Vale para mim e para você!
Dia de muito amor, para nós! Abraço e beijo, Edna Vianna.

Saber viver, é preciso!

Me veio esse tema na cabeça, porque de fato a essência da vida se resume em saber viver. Desafio de muitos e desafetos de outros, não importa, no final é preciso sobreviver. Uma citação rica, enfeita as minhas palavras que diz: ¨A felicidade não está em viver, mas em saber viver. Não vive mais o que mais vive, mas o que melhor vive¨. Mahatma Gandhi. Sim, viver implica em estar feliz, ou pelo menos se sentir. A canção de Roberto Carlos, (é preciso saber viver), explica cada detalhe, tal qual uma fórmula. De repente, analisando, concordo plenamente com essas palavras. Devemos estar atentos a tudo que nos rouba o sorriso e principalmente a paz. Clarice Lispector também ensina.¨Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento¨. Tudo isso poderia ser seguido se não fossemos tão dependentes das nossas inseguranças, dos nossos medos, das nossas incertezas. O ser humano é complexo, indecifrável muitas vezes. Enfim, escolho como livro de consulta essa frase de Arnaldo Jabor: ¨Na vida e no amor, não temos garantias... Portanto não procure por elas... viva o que tem que ser vivido... sem medos ... O medo é um dos piores inimigos do amor e da felicidade...¨Então façamos um trato, permita-se arrancar os obstáculos e dificuldades com simpatia, convide a sua dor para se retirar, avisa para ela que você é phd em superar. Nada se compara a estar vivo, este é o verdadeiro milagre, pois tudo que vier é ilusão. Me satisfaço com a citação de Fernando Pessoa: ¨Ser feliz é encontrar força no perdão, esperanças nas batalhas, segurança no palco do medo, amor nos desencontros¨. Conclusão, saber viver é perdoar, ter esperança, segurança e amor. Para bom entendedor, basta rsrss.

Seu pensamento fala de você!


Vamos refletir de forma descontraída à cerca do pensamento. Pensamento é um processo mental que permite modelar o mundo e lidar com ele. Em se tratando de fala , a palavra está embutida na parte da consciência, imaginação, cognição. Portanto, o pensamento é fundamental na aprendizagem. Conceitos esclarecidos, vamos brincar. Voltaire, disse: ¨Penso, logo existo¨. Então, estou vivo , sou consciente da minha existência. Ninguém pode ler os seus pensamentos. Martha Medeiros acerta ao dizer: ¨O pensamento é o único lugar aonde estamos seguros, onde nossa loucura é permitida e todos os nossos atos são inocentes¨. Nem tão inocentes, mas com certeza sintomáticos, pois falam de cada um. Pessoas metódicas pensar muito antes de falar, enquanto os impulsivos falam quase sem pensar. Os que tem pânico, tem pensamentos de medo, os que tem toc (transtorno obsessivo compulsivo), pensam que se não fizer o que pensam, algo de ruim vai acontecer. Os esquizofrênicos, tem alucinações, delírios, pensam estar sendo perseguidos. Os depressivos tem pensamentos suicidas. Os pedófilos tem pensamentos pervertidos, com crianças. Os maníacos, em sexo. Os histéricos acreditam fielmente no que pensam. E por aí, enfim podemos pensar coisas boas e ruins, podemos estar doentes ou caminhando para o abismo, podemos também mudar o rumo de tudo com um pensamento. Se você pensa no que fala ou não, o que te mostra com intensidade é o que você não diz. Nenhum ser humano é capaz de esconder um segredo. Se a boca se cala, falam as pontas dos dedos. Sigmund Freud. Um trocadilho bem real que desvenda um pensamento. E que possamos ficar atentos ao que diz, Aristóteles: ¨O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa sempre tudo o que diz¨. 
Mude de pensamento, mude de vida! Ótimo dia para nós!