segunda-feira, 5 de maio de 2014

Querer envelhecer!

Querer envelhecer sugere entender que estamos dispostos a seguir em frente. Entendendo que o ritmo diminuirá gradativamente. A energia, o vigor vai saindo de mansinho para não deixar o rastro da indelicadeza. Não percebemos no dia a dia que estamos envelhecendo. Os anos vão contabilizando, números e datas e não parecem correr, e sim voar. Saber envelhecer é ser grato por não morrer jovem. É ensinar com sabedoria e aprender sem perder o charme. Envelhecer é perder a inocência de coisas e pessoas, é amadurecer no meio das experiências. É não se decepcionar com a facilidade da ilusão. Não importa quantos adjetivos envolvem envelhecer com estilo, eu quero envelhecer. É parar de escutar e só observar  o que as pessoas fazem e falam. Velhos falam pouco rsrs, parece meio que já sabe, já não tem pressa, não tem urgência. A paciência é velha conhecida e amiga de todas as horas. Agora já se sabe a hora de chegar e ir embora, ficar o tempo que for preciso. Envelhecer é ver a família crescer e ficar feliz que o tempo foi generoso em presentear. Envelhecer é se olhar no espelho com gratidão. ¨O próprio viver é morrer, porque não temos um dia a mais na nossa vida que não tenhamos, nisso, um dia a menos nela¨. Fernando Pessoa, foi categórico nas suas palavras. E o que não dizer da memória que acompanha aquele que já viveu tantas coisas. ¨O passado não reconhece o seu lugar: esta sempre presente¨. Mario Quintana. São tantas emoções, que quase não cabe no coração. ¨Sentimos saudade de certos momentos da nossa vida e de certos momentos de pessoas que passaram por ela¨. Carlos Drummond de Andrade. Essa é uma verdade que nos inquieta, ter que despedir-se de quem não queremos ver embora. Não podemos fugir da nostalgia do nosso ser, ao rever momentos que jamais voltarão. Então vamos nos confortar em admirar os cabelos brancos sem tristezas. ¨Se o tempo envelhecer o seu corpo, mas não envelhecer a sua emoção você será sempre feliz¨. Augusto Cury, afirmou. Sejamos felizes e agradecidos ao dom da vida, porque não importa a idade que tenhamos, sempre estaremos  mais próximo do envelhecer. Afinal, não somos personagem do filme: O curioso caso de Benjamin Button.

Compulsão Sexual

A compulsão sexual é um transtorno psiquiátrico e deve ser tratado, porque na verdade não tem cura e sim controle. A compulsão sexual é diferente de hipersexualidade, que no caso sugere um desejo sexual mais intenso do que o normal. Enquanto que o(a) compulsivo(a), não consegue ter controle sobre sua sexualidade, a pessoa é acometida por pensamentos eróticos o tempo todo e vão em busca de saciar esses desejos desmedidos. Devido a quantidade de parceiros (as) sexuais corre sério risco de adquirir doenças, inclusive aids. O relacionamento interpessoal dessa pessoa também fica comprometido, tendo sérios problemas até para trabalhar, pois não consegue voltar a sua mente para suas atividades, podendo até ser demitido. Não tem uma vida normal e passa o tempo todo erotizando coisas e pessoas e precisando a todo custo, quer seja por masturbação, ou ato sexual, satisfazer esse desejo. Assim como o ator americano Michel Douglas que admitiu ser um compulsivo sexual, a ponto da mulher, ao se casar, ter feito um contrato que a indenizaria caso ele viesse a ter relacionamento sexuais fora do casamento. O filme ¨Shame¨ também retrata com propriedade esse transtorno. O tratamento é medicamentoso (estabilizadores do humor) para conter esses desejos. 
Existe uma clínica especializada no Rio de Janeiro que faz um trabalho diferenciado e individual com pacientes que precisam desse tipo de intervenção.