segunda-feira, 12 de maio de 2014

Nada é por acaso!

Revirando aqui uns documentos, achei um trabalho de pós graduação que fala sobre isso. Logo pensei: ¨Vou falar desse assunto curioso, rsrs¨. Na verdade, é voltado para a psicanálise de Freud, creio que já ouviram falar. Então vamos desenrolar, esse rolo. Inconsciente, sonhos, atos falhos, entre outros são marcas desse estudioso. Logo, ele afirma: ¨O acaso não existe¨. Vou citar alguns pontos em que ele afirma isso. ¨Os poetas e os filósofos descobriram o inconsciente antes de mim. O que eu descobri foi o método científico que nos permite estudar o inconsciente¨. É CURIOSO COMO NÃO SEI DIZER QUEM SOU. QUER DIZER SEI-O BEM, MAS NÃO POSSO DIZER. SOBRETUDO TENHO MEDO DE DIZER , PORQUE NO MOMENTO EM TENTO FALAR NÃO SÓ NÃO ME EXPRIMO O QUE SINTO, COMO O QUE SINTO SE TRANSFORMA LENTAMENTE NO QUE EU DIGO. CLARICE LISPECTOR.  E ele de fato, entra de cabeça nesse conceito.Vai juntando e vê no que dá quando fala: ¨Brincadeiras não existem. Toda anedota, no fundo, encobre uma verdade. E ainda completa: Brincando pode - se dizer de tudo, até mesmo a verdade¨. E o que não dizer dos sonhos reveladores quando você dorme. Hum, às vezes tão sem sentidos e ele afirma: ¨Os sonhos são a realização dos desejos¨. Mas, não se preocupe, exige a interpretação, não é tão óbvio como parece. E o que não dizer dessa frase curiosa: "O homem é dono do que cala e escravo do que fala. Quando Pedro me fala sobre Paulo, sei mais de Pedro que de Paulo". Definitivamente, o acaso não existe. Para finalizar, quando a dor de não estar vivendo for maior que o medo da mudança, a pessoa muda. Um golpe revelador, uma bomba capaz de fazer qualquer um refletir.
Não foi por acaso que escrevi esse texto...kkkk...Beijoooo!


Noite linda!


Recalque

A palavra recalque está sendo muito utilizada na internet e tem um sentido interessante. Vamos entender esse conceito. A pessoa recalcada sugere uma pessoa invejosa, mas o termo real dos estudiosos tem uma forma menos pejorativa e elegante para traduzir o conceito. Em psicanálise recalque é um mecanismo que remete para o inconsciente emoções, pulsões e afetos que são considerados repugnantes para um determinado indivíduo. A repressão desses sentimentos para o inconsciente não os elimina do quadro psíquico, e podem causar distúrbios no indivíduo. O recalque é o processo psíquico através do qual o sujeito rejeita determinadas representações, ideias, pensamentos, lembranças ou desejos, submergindo-os na negação inconsciente, no esquecimento, bloqueando assim os conflitos geradores de angústia. Para sair desse conflito a pessoa faz um movimento em que realiza alívio para si. Normalmente, elas vivem na negação de coisas e situações que aconteceram e acontecem como forma de satisfazer seu próprio ego. O eu ( consciente) da pessoa fica preenchido de defesa para não se angustiar. Como é improvável que o conteúdo seja destruído ou esquecido ele costuma fica mantido no inconsciente e aparecem em forma de sonhos e comportamentos neuróticos.Além de atos falhos também, Ou seja, são representações.Eu reprimo oque me é intolerável e deixo sem chance de disfarçar oque de fato o inconsciente revela. Um mecanismo mental de defesa  contra ideias que sejam incompatíveis com eu. Por isso, tantas pessoas associam esse termo tão complexo de forma simples e com uma dose de humor negro. Eu concluo dizendo, as ideias que crio já existem na minha mente inconsciente antes de eu me defender. A dor de conhecer o seu mais íntimo desejo, é a mesma dor de descobrir que ele não é o que imaginamos. Nós somos o retrato falado do que nunca conhecemos. Pense nisso!

Jogue fora!


Jogue fora toda tristeza, toda incerteza que envolve o seu coração. Jogue fora os medos multiplicados ao longo dos anos que matou seu sonho. Jogue fora toda maldade, iniquidade, todo egoísmo, toda frieza que te impede de amar. Jogue fora todos os tropeços, suas quedas, na caminhada da vida. Jogue fora todo desprezo sentido, todos os seus inimigos. Jogue fora toda palavra que feriu, a que você ouviu e te paralisou. Jogue fora o resto que sobrou dos cacos que você ficou de tanto te humilharem. Jogue fora a dor, a ferida aberta que só dói quando se toca. Jogue fora as angústias, o choro contido, o desânimo de o que não dá mais. Jogue fora aquela expectativa frustrante que todo dia te acompanha. Jogue fora as lágrimas da noite que te impediu de dormir. Jogue fora o gosto amargo da desilusão, o motivo de perder o chão. Jogue fora a necessidade de partir para onde ninguém te veja. Jogue fora promessas não cumpridas motivada pela emoção. Jogue fora tudo que não convêm e fique com o que faz bem. Jogue fora a oportunidade perdida, coloque outra no lugar. Jogue fora a desesperança e plante um sorriso no rosto. Jogue fora o que te prendeu, te acorrentou. Jogue fora a rosa que murchou e renove a água para outra que virá. Jogue fora a covardia de não querer ser você. Jogue fora os grandes conselhos e siga o seu coração. Vá depressa, não demora, vai rever a sua história. Sonhe novamente, tire esse monte de gente que nunca te acrescentou. Tenha fé e acredite, depois de tudo jogado fora é preciso repor a mobília na casa vazia. Encha antes de tudo com amor e depois colore com flor. Ah! A chave tá no bolso, pode entrar, o perfume ainda vai ficar por um tempo, mas se a sujeira voltar...jogue fora!