quarta-feira, 12 de março de 2014

Crise de identidade!


Boa Noite, amigos!
É comum e até normal em algum momento de nossas vidas a dúvida de quem nós somos. Porém, se esses pensamentos tomarem conta do seu dia a dia e se tornar uma grande questão, podemos dizer que você está em crise.
Na verdade, identidade é um conjunto de características que define e diferencia pessoas, animais, plantas, objetos e coisas. Cada qual com suas particularidades, porque não existe nada e nem ninguém igual. Em se tratando de ser humano, somos únicos, exclusivos, na maneira de pensar e agir. Até os gêmeos univitelinos tem diferenças na fisionomia e atitudes. Podemos, também, afirmar que a identidade está ligada a história de vida de cada pessoa, sua personalidade e seus sonhos.
Estamos em processo de construção de identidade ao longo de nossa vida. Mudamos a aparência, a maneira de vestir, de escola, de casa, de amigos e assim vamos vivendo. Muitas vezes, os lugares onde passamos e andamos nos causa bastante estranheza a ponto de nos sentirmos desajustados. Tem pessoas que sentem-se mal dentro da sua própria casa, no trabalho, não conseguem se adaptar a nada e nem ninguém, vivem tentando criar uma falsa identidade que não condiz com a real. Necessitam de elogios, de serem aceitas e passam horas do dia a descobrir quem elas são na verdade. A crise nada mais é do que a exigência social com a insegurança pessoal. Eu mesma já tratei de mulheres e homens bonitos, esteticamente falando, que viviam da casca da sua aparência, e arrasados de si mesmos, sofridos porque não achavam o mesmo quando se deparavam em um espelho, via refletido ali o (a) pior dos(as) mortais. Parece loucura, mas é comum, ou seja, me mostro lindo(a) e poderoso(a), enfim não acredito em mim e me acho um lixo. Essas pessoas normalmente querem ser elogiadas, amadas, mas elas mesmas não se satisfazem nunca, é um desejo de autoafirmação infinito. São frustradas e sofrem, porque a sua referência se fixa sempre em alguém ou algum grupo. A valorização vem, mas só satisfaz se vier daquela(s) pessoa(s) específica(s). A crise é o reflexo da frustração perante as expectativas diante de pessoas e situações. Não tem idade para se ter uma crise de identidade, juventude ou velhice, independe.
A terapia é de fundamental importância para o tratamento. Resgatar a autoestima e brotar de dentro de si quem você é. Aceitar a sua identidade é a única maneira de se aceitar num contexto, a capacidade de superar situações adversas, se olhar no espelho e ficar feliz com o que vê e não vender uma imagem falsa de si mesmo(a), que nem você mesmo(a) acredita.

Cativar é amar!

Momento de muita reflexão a respeito do amor. Hoje o tema é cativar. Segundo o livro do pequeno príncipe: ¨Tu te tornas totalmente responsável por aquilo que cativas¨. Sinceramente, eu quero com essas palavras dizer que você me cativou. Amigo virtual, pessoal, paciente, parente, líder, seja qual for a nomenclatura. Você que está perto, muito perto do meu coração. Mas, afinal! O .que quer dizer cativar? É uma coisa muito esquecida...significa laços. Pequeno príncipe dialogando com a raposa. ¨Criar laços é importante, mas mantê-los é essencial¨. E ainda no ritmo dessa leitura. ¨A gente corre o risco de chorar um pouco quando se deixa cativar¨. Charles Chaplin abre um parêntese. ¨Cada um tem de mim exatamente o que cativou¨. Pessoas são diferentes, e por afinidade elas acabam se aproximando, mas existem pessoas que trazem contigo o doce sabor de saber amar, essas nem fazem força, cativam só no olhar. E porque não dizer a alguém, na intenção de fazê-lo importante, ¨que tu serás pra mim o único no mundo, e eu serei pra ti a única do mundo¨. Lindooo! ¨Então se me cativas, nós teremos necessidade um do outro¨. ¨Saber valorizar cada momento da vida ao lado de um alguém especial é poder cativar cada vez mais o sentimento que um sente pelo outro¨, disse Alessandro Ferraro. O mais interessante disso é que na verdade,¨ só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos¨, escreve o autor do pequeno príncipe. ¨Aprofundando mais ainda, as palavras podem mexer na emoção...mas apenas atitudes cativar um coração¨. Josyas. Num deserto tão só. Entre homens de bem, vou tentar cativar. Viver perto de alguém.... está no último trecho da música cativar. Termino aqui deixando a tradução de cativar....o amor verdadeiro começa  lá onde não se espera mais nada em troca. Cativar é amar! Recomendo escutar essa linda canção que diz: Contendo sete letrinhas, todas juntinhas se lê cativar. Linda de escutar, envolvente demais!

Esse problema é seu!

Pessoas que se magoam demais com outros, precisam entender que esse problema pertence a ela. Por favor, não me leve a mal, mas é uma realidade. Situações acontecem o tempo todo e precisamos voltar nossos olhos para o nosso interior. Sei que é difícil, porém fundamental para nossa vida. Tem pessoas que inventam problemas e sofrem com a situação adversa.... Catei aqui 2 regras de ouro que diz: Regra n° 1-Não se importe com coisas pequenas. Regra n° 2 -Isto é uma coisa pequena. Não, eu não estou banalizando o teu sentimento, a sua angústia. Estou te encorajando. Copia essa: ¨Ser uma inspiração não tem a ver com ser perfeito¨. Demi Lovato. Tem a ver com falar sobre os seus problemas e motivar outras pessoas a buscar ajuda. Haha, essa sou eu! Eu também tenho problemas, certo?! Mas nada me impede de te ajudar. Guardemos essa dica sensacional: ¨Uma atitude positiva pode não resolver todos os problemas, mas ela irá incomodar uma quantidade suficiente de pessoas para valer o esforço¨. Herm Albright. ¨Dor que não recebeu o abrigo da palavra corre o risco de virar amargura¨. Padre Fábio de Melo. E Fernando Pessoa associou problema a felicidade e disse: “Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. saber falar de si mesmo. É não ter medo dos próprios sentimentos”. Acorda no meio do sonho, desperta e volta para realidade. Esse problema é seu, de mais ninguém. Problema tem que ser resolvido, porque de nada adianta fugir, ele irá te acompanhar. Enfrente, coloque num bolso furado ou dê uma carta de demissão. Essa inquietude te faz mal. ¨Viver é enfrentar um problema atrás do outro. O modo como você o encara é que faz a diferença¨. Benjamin Franklin. E cuidado, muito cuidado, para não encontrar com alguém que acenda o alerta e te dê um cartão vermelho, tal qual Albert Einstein. ¨Uma pessoa inteligente resolve um problema, um sábio o previne¨.

Você é capaz, seja ousado(a)!


Para tudo e venha comigo refletir sobre isso. Quando você pensa em você, o que vem na sua mente? Qual é a sua história? De que você tem medo? Ou de quem você tem medo?
E as oportunidades que perdeu por não acreditar em si mesmo (a). Se isolou, achou melhor não repartir a dor. Fingiu estar tudo bem. Um aperto no peito uma vontade de chorar, mas... engoliu o choro. Lembrou do tempo de infância e tentou ser forte. Posso afirmar, que todos sem exceção já passaram por isso. Santo Inácio de Loyola disse: ¨ A vitória mais bela que se pode alcançar é vencer a si mesmo¨. Fato real e indiscutível. Temos um quartinho de monstros apavorante dentro de nós. Eles podem crescer ou diminuir. Vai depender da importância que você dá a eles. Ah, para de fazer tudo igual, seja ousado(a). Mahatma Gandhi foi claro nas suas palavras: ¨Você nunca sabe que resultados virão com sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados¨. ¨Você nunca mudará sua vida até que você mude alguma coisa que você faz diariamente¨. Mike Murdoch. Desafiador, abandonar os velhos hábitos e vislumbrar o novo desabrochando. Sabe aquele lugarzinho cativo que é bem confortável?_  mudou de endereço. E agora? Vai se desesperar ou vai respirar fundo, arregaçar as mangas e ir a luta? Ousadia é o inesperado que tem que dar certo, é a aposta certeira em que você põe todas as fichas. É o medo disfarçado de coragem sem a ¨cara¨ vermelha. ¨Toda e qualquer mudança é um avanço, um passo à frente, uma ousadia que nos concedemos, nós que tememos tanto o desconhecido¨. Martha Medeiros. Agora confesso, sinceramente ,que concordo 100% com Dr  House: ¨Ganhe o respeito dos demais tendo a ousadia de ser você mesmo¨. ¨A ousadia é, depois da prudência, uma condição especial da nossa felicidade¨. Artur Schopenhauer. No mínimo curioso. Tudo é ousado pra quem nada se atreve, disse Fernando Pessoa, você não acha?

Eu não tenho que resolver tudo!

Bom dia, meus amigos! Hoje o texto é bem informativo, mas interessante. Eu não tenho que resolver tudo. Então vamos! Conheço muita gente que resolve os problemas de várias pessoas e não resolve nenhum seu. Essa pessoa tem habilidade ímpar para resolver os mais intrincados problemas alheios, mas quando chega a sua vez, nada acontece. De verdade, não podemos e nem devemos resolver o problema alheio, quer seja de qualquer natureza ou ligação afetiva ( mãe, pai. irmão, filho, marido e etc). O que é bem legal e útil é você poder estar disponível em algum momento que a pessoa precise. Saber se dividir é o princípio para descobrir sua limitação. A medida que você avança incessantemente, fatalmente uma hora sentirá o peso de carregar tudo nas costas. Isso vale para todos os aspectos de nossa vida, trabalho, casamento, criação de filhos, amizades ou outras coisas que envolvam pessoas e situações. Assim como numa empresa, cada qual com sua função realizando o que o cargo exige. Então, aplique pra sua vida esses 4 itens que englobam um Líder: Determinar, Persuadir, Compartilhar e Delegar. A medida da responsabilidade de cada um estão nessas palavras. Se for algo que dependa da sua decisão, determine. Se precisa convencer de algo, persuada. Se você precisa trocar informação pra resolver, compartilhe. Agora, se você confia e pode não se envolver, alguém pode fazer por você com a mesma propriedade, é melhor delegar. Finalizo com uma frase que minha mãe sempre falou e fala: ¨O vinho que todos pagam, não fica caro pra ninguém¨. Hoje é dia de eliminar os problemas que te pertence e entregar os que nunca foram seus. Pense nisso!
Um grande abraço! Edna Vianna.

Um pouco de esperança!

Bom dia, queridos! A primeira coisa que se perde quando a vida opaca o brilho é a esperança. Parece que nada adiantou, que o sonho acabou e nada mais vale à pena. Um sentimento de vazio, de acidez interna, toma conta de nós. Para todos os lados que se olha, não existe uma saída e assim o desespero surge repentinamente. Santo Agostinho fala, que ¨a esperança tem duas filhas lindas, a indignação e a coragem. A indignação nos ensina a não aceitar as coisas como estão, a coragem a muda-las¨. Sem esperança nada se constrói, muito pelo contrário vai se destruindo aos poucos. Destrói os sonhos, a motivação, a vontade até de viver. O suicídio é desesperança aguda, quando se mata é pra matar a dor, a insuportável dor que consome. Portanto, é preciso encher de esperança a vida. Acreditar que tudo possa mudar e ficar diferente, mesmo que tudo pareça acabado. Como dizem por aí: a esperança é a última que morre. Então, resgatemos uma gota perdida que possa nos mover pra frente e acreditar que coisas acontecerão. Ilumine a vida. Escolhi aqui duas citações interessantes, uma, Fernando Pessoa poetisa: "Alague o seu coração de esperanças, mas não deixe que ele se afogue nelas." E a outra foi, Clarice Lispector, quando cita: "Prescindir da esperança significa que eu tenho que passar a viver, e não apenas a me prometer a vida.". Justamente, viver! E viver implica em estar de fato vivo, não apenas sair por aí caminhando sem rumo. Se tem algo que precisa ser renovado a cada manhã é a nossa esperança. O padre Fábio de Melo, chegou à beira do romantismo, quando falou: ¨A tristeza é uma telha quebrada em nossa vida, mas a esperança é o cobertor que nos protege¨. Que tudo possa ser renovado. Dê esperança ao que te fere, para curar a ferida, precisamos de tempo. Pense nisso!