quarta-feira, 19 de março de 2014

Verdade x Mentira.

A verdade permanece no conceito de cada um, muitas vezes é subjetiva, ou seja, o que pode ser certo para mim, será errado para você. Esse assunto me veio à tona, porque conversando com alguém a pessoa me disse: ¨Eu não me dou com ele, porque eu não concordo com as coisas que ele faz¨. Analisando essa colocação, podemos dizer que essa pessoa possui a verdade absoluta, pelo menos pensa que a tem. Complica viver assim. O dono da verdade, vive no isolamento daquilo que pensa e posso garantir que sofre, pois não consegue ser flexível, sofre por acreditar que só ele tem razão. Essa pessoa briga não só com o outro, mas com ela mesma na ânsia de prevalecer a sua vontade. Em contrapartida, a mentira é a face da minha verdade, aquela que eu adotei como minha. Atire a primeira pedra, quem nunca descobriu que estava errado nas suas convicções? Sim, é normal! Somos confundidos o tempo todo por verdades e mentiras. A imperfeição nos pertence e admitir isso é o primeiro passo para entender que a realidade nos retrata tal qual a fantasia, o peso é o mesmo. Nenhum ser humano é capaz de registrar e lembrar de tudo que viveu em um só dia, sempre ficará algo no esquecimento, só retemos o que nos importa, e isso pode ser algo ruim ou bom. Somos regidos pela emoção. Mesmo que você venha me dizer que é um ser absolutamente racional, você não é desprovido de emoção, ela pode estar escondida ou camuflada, talvez a forma que você encontrou para se defender. Portanto amigos, a frase que diz: ¨É melhor ser feliz que ter razão¨, traduz bem isso. Quem quer implantar a sua verdade se desgasta e se torna infeliz. O convencimento gera satisfação, mas a compreensão gera aliados, somos ¨presos¨ pela afetividade.
Que a verdade de cada um não seja uma barreira para convivência, que sejamos acima de tudo interessados em sentir a diferença do outro.
 

Detalhes!

O detalhe nos remete aquilo que chama a atenção. Ele normalmente é pequeno, porém dependendo do que seja, pode ser enorme. Detalhe é um toque, um enfeite a mais, que sem ele nada teria graça. Enfim, vamos aos detalhes. Li uma citação interessante que dizia assim: ¨Ela fazia café para ele todas as manhãs, detalhe, ela não gostava de café¨. Pensa aqui, isto é uma demonstração de afeto, de cuidado, mas acima de tudo, com certeza essa pessoa possuía uma qualidade a mais, esse era o detalhe do detalhe. Agora vamos colocar a mente para funcionar e pensar nos detalhes de nossas vidas. Falta apenas um detalhe para colorir a vida e mudar de vez essa história preto e branco. Sim, os detalhes são sempre grandes quando guardados dentro de nós. E como não citar a canção de Roberto Carlos, que diz: ¨Detalhes tão pequenos de nós dois, são coisas muito grandes pra esquecer, e a toda hora vão estar presentes, você vai ver¨. A letra representa uma nostalgia da vida dele, mas o detalhe a que me refiro não é para você ficar preso(a) e sentindo-se da mesma forma. Não, eu não sei o detalhe que te prende a alguém ou alguma coisa. Estou apenas te afirmando que detalhes, fazem toda a diferença. O ser humano não consegue reter tudo, mas os detalhes ficam. O detalhe lembrado por você, pode ter entrado pelos olhos, pelos ouvidos, pela boca ou pelo corpo. Cabe a você mesmo(a) decifrar, traduzir, porque você ainda está preso(a) aí nesse lugar. Sim, mesmo que tenha sido bom, ele está te atrapalhando viver. Se foi ruim então, eu imagino que você ainda não deu um passo para frente, todos para trás. É difícil, não é fácil se libertar desse detalhe que resolveu tirar o seu ar. Vivaaaa, enfeite de detalhes a sua estrada, pode ter flores, pássaros, uma fazenda cheias de bois, árvores frutíferas, uma cachoeira, vai depender de você agora. Escolha as cores e comece, é uma questão de detalhe! Contorne com alegria à partir de agora, encha a sua vida de detalhes e saia admirando aquilo que você mesmo(a) criou para sua felicidade. Detalhes, detalhes!