quinta-feira, 17 de abril de 2014

A voz do silêncio!

Falar de silêncio é difícil, porque entendê-lo requer habilidade. Sim, interpretar o silêncio é perigoso, pois ele pode dizer tanta coisa sem nada dizer. Aprendemos desde pequenos a nos comunicar pela voz ou algum som representativo, normalmente estar em silêncio é estar dormindo. Então como falar de silêncio sem considerar os diversos conceitos a respeito dele. Muitas vezes, estar em silêncio representa a necessidade de não entrar em conflitos e piorar o que já não está bom. Uma estratégia que vale avaliar é, se estamos num campo minado como falar se precisamos estar atentos para não ser atingido. Nesse sentido, me lembro de uma frase que diz: ¨Não mexa no meu silêncio, se não puder lidar com meu barulho¨. Ora, ora, não mexa com quem tá quieto, talvez ele só precise de um pouco de paz, algo que se desfaz apenas no olhar. Nem olhe se puder, deixa como tiver é melhor silenciar se não houver argumento. William James, disse assim:  ¨O exercício do silêncio, é tão importante quanta a prática da palavra¨. Albert Einstein, falou algo muito curioso quando expressou a frase: ¨Penso 99 vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio, e eis que a verdade me é revelada¨. De fato, a resposta está no silêncio que fazemos e não no barulho que já conhecemos de nossos velhos pensamentos repetitivos. Pensar muito é ¨mirabolar¨ resposta para o que não existe. O silêncio é libertador, não nos deixa pecar. Se falo, me entrego e num segundo posso ser mal interpretada(o) para própria condenação. Me simpatizo muito com essa citação que representa o resumo de tudo que quero falar: ¨Há momentos na vida, em que se deveria calar e deixar que o silêncio falasse ao coração, pois há emoções que as palavras não sabem traduzir¨! Jacques Prévert. Se não há nada para dizer, então convide o silêncio para te acompanhar. Leve ele para passear e escute o que ele tem para te dizer. Não tenha medo, pode ser que ele te conte um segredo que você nunca ousou escutar. No barulho que você vive, sem ficar bem quietinha(o), não dá para e ouvir o que você nunca quis escutar. Sabe aquilo que falou nos seus ouvidos há muito anos? _Não foi eu que te contei, você nunca me escutou, você só me ignorou, na sua turbulenta mente foi em que você acreditou. Me deixe falar aos seus ouvidos, me deixa ser seu amigo. ¨Se você não consegue entender o meu silêncio de nada irá adiantar as palavras, pois é no silêncio das minhas palavras que estão todos os meus maiores sentimentos¨. Oscar Wilde.



Nenhum comentário:

Postar um comentário