terça-feira, 18 de março de 2014

Gente tóxica!


Hoje vou falar sobre GENTE TÓXICA. Pessoas que vivem e convivem ao seu redor e potencializam os seus defeitos, de maneira a prejudicar a sua autoestima. Sim, elas existem, e pode estar bem perto de você. Então, como identificar uma? Na verdade, podemos afirmar que uma personalidade tóxica, caminha lado a lado com o pessimismo, que só conseguem enxergar o negativo, o erro.Tem um livro que ensina como lidar com essas pessoas sem ser contaminadas por elas. Elas estão em toda parte, mentira, autoridade, inveja e fofoca, essas são algumas características de pessoas assim. Então como devemos agir para não sermos impregnados e influenciados com gente assim. Psicólogos e psiquiatras respondem afirmativamente. São como vampiros que se alimentam das energias alheias, parasitas sociais que procuram dominar as vítimas para humilhá-las, anulá-las ou destruí-las. Conviver com tais pessoas constitui um pesadelo. Os comportamentos doentios que manifestam enfurecem o ser mais equilibrado e as suas emanações negativas envenenam os sítios por onde passam. Considerados quase uns psicopatas, a de se ter cuidado, porque são números maiores e possuem uma ameaça considerável. Costumam ter êxito na vida, apesar do comportamento patológico e da acumulação gradual de vítimas. Não precisa de lupa para enxergar gente assim porque vivem carregados de críticas e negatividade. E uma maneira infalível de não se contaminar por elas é se afastar, mas se isso for quase impossível, é necessário que você tenha uma autoestima bem elevada e possua acima de tudo alegria de viver, uma espécie de repelente corporal rsrss...o mosquito até pousa, mas não lhe morde. De fato estamos cercados de pessoas tóxicas. Pessoas que são egocêntricas, manipuladoras, interesseiras, arrogantes, rancorosas, amarguradas, mal amadas, invejosas ou fracassadas, que não conseguem ver o sucesso ou a felicidade alheia. Enfim, pessoas sombrias que minam os relacionamentos e amizades com intrigas, críticas excessivas, falta de consideração e desrespeito pelo outro,além de abusos verbais ou físicos. Pessoas muito perigosas de se conviver. Fique alerta! Ela está no nosso meio...rsrs. Que a negatividade não te alcance.

Não desista do seu sonho!


O tema hoje é encorajador. Não desista dos seus sonhos!
Quantas pessoas desistiram no meio do caminho por medo, desânimo e de imaginar que não fosse dar certo. A primeira sensação que precisamos ter dos nossos sonhos, é de fato acreditar que eles possam se realizar, não importa o tamanho do obstáculo que te impede. Cora Coralina descreve com precisão esse momento quando diz: "Desistir eu já pensei seriamente nisso, mas nunca me levei realmente a sério; é que tem mais chão nos meus olhos do que o cansaço nas minhas pernas, mais esperança nos meus passos, do que tristeza nos meus ombros, mais estrada no meu coração do que medo na minha cabeça." Sonhar é estar motivado para a vida, por isso não deixe que as circunstâncias embacem a sua visão, tire o brilho de vitória, conquista, de realização. Augusto Cury ensina com determinação. ¨Jamais desista de si mesmo. Jamais desista das pessoas que você ama. Jamais desista de ser feliz, pois a vida é um espetáculo imperdível, ainda que se apresentem dezenas de fatores a demonstrarem o contrário¨. Não pense que as coisas são impossíveis, renove suas esperanças, nunca desista dos seus sonhos; lute. Tenho como opinião pessoal, a mesma de Albert Einstein, quando praticamente desabafa essa frase. ¨Mesmo desacreditado e ignorado por todos, não posso desistir, pois para mim, vencer é nunca desistir¨. Mas também ironicamente o Barão de Itararé disse: ¨Nunca desista de seu sonho. Se ele acabou numa padaria, procure em outra¨. Portanto, queridos, busque infinitamente realizar o sonho do seu coração e jamais permita paralisar. Já escutei por aí que a vida é generosa com quem acredita. Coragem faz parte do perfil de um vencedor. Psicologicamente, posso afirmar; que quem desiste na verdade nunca quis. Acredite na sua capacidade de conquistar. Pense nisso!
¨Não diga que a vitória está perdida, tenha fé em Deus, tenha fé na vida!¨

Você é insubstituível!


O ser humano é único, com todas suas características. Não há ninguém igual a ninguém. Hoje eu parei para refletir do quanto nós precisamos querer compreender as pessoas, elas muitas vezes são instáveis e carentes demais, cabe a nós decifrarmos e conviver. Se nós fossemos voltar no tempo da infância, adolescência reviveríamos inúmeras situações de convivência. Histórias alegres ou tristes, aquelas mesmas que fizeram de nós o que somos hoje. Aquele amigo, aquela professora, a vizinha, o comerciante do bairro, a mãe ou pai de um amigo. Enfim, cada um com o seu jeitinho pra lá de especial. Existem algumas passagens do autor Augusto Cury, no seu livro, você é insubstituível, que dizem assim: ¨Você não pode apagar o filme de sua vida, mas pode reeditá-lo¨. E ele se refere justamente a não poder mudar a história, os acontecimentos, mas transformá-la em algo positivo. Ele também cita: ¨Mas é possível escrever os principais textos de nossa vida nos momentos mais difíceis de nossa existência¨. E isso sugere superação. E eu acredito fielmente quando ele afirma: ¨Ninguém pode ferir mais você do que você mesmo. Por isso, somos insubstituíveis e devemos acima de tudo ser autor e não vítima da nossa história¨. Seja grato, pela sua vida, pelas pessoas que passam e passaram por ela e do quanto você aprendeu. Nada foi em vão! Tudo tem um toque especial. Clarice Lispector disse um dia: ¨Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania. Depende de quando e como você me vê passar¨. Pense nisso.

Confie em alguém, confie em você!


Pessoas que não confiam nas outras, dificilmente repartem a sua dor. Elas criam uma barreira e acham que ninguém merece a sua confiança. Segundo Léa Waider: ¨Quem se cala impõe uma barreira, pois que de nada adianta plantar sem regar e cuidar. De nada adianta seduzir e abandonar. O amor, a amizade, exigem presença, ou corre-se o risco... de vê-los esfriar¨. Essas pessoas fatalmente adoeceram no corpo e na alma. A solidão será sua companhia e a angústia sua fiel parceira de todas as horas. Os que nunca falam de suas frustrações, tem chances mínimas de aliviá-las. Os que silenciam sobre seus sentimentos expandem a sua dor. ¨Você precisa encontrar tempo para falar de suas dificuldades, precisa encontrar tempo para se ouvir¨ (Augusto Cury- Treinando as emoções para ser feliz). É preciso refletir sobre a vida para se desarmar e conseguir falar daquilo que incomoda. Não abandone a si mesmo. Deixe ser tocado pelas palavras de alguém, quebre o gelo, não se furte em ouvir as pessoas que te rodeiam. E mais uma vez Augusto Cury fala de forma enfática e convidativa: ¨Dispa-se da maquiagem social e vista o manto da sua humanidade¨. Quando você se propõe a partilhar, partilha também as emoções de outro. Aceite suas limitações naturalmente, pois é digno. Não permita que as pessoas idealizem o que você não é, mas se deixe conhecer para ser aceito como é. Carl Rogers, despertou uma curiosidade nesse paradoxo dizendo: ¨Quando me aceito como sou, posso então mudar¨. Pense nessas palavras! Dia de renovo para nós. Abraço rsrs!se sentindo aceita.

Sorria, a vida é bela!



A responsabilidade que temos de fazer alguém feliz tem que partir de nós. Muito se fala sobre sorrir. Sorrir, sugere alegria, felicidade. Isso não significa que não sorrir signifique o contrário, mas vamos entender então. ¨Sorria! Um sorriso abre caminhos, desarma os mal- humorados, contamina!¨ Mas sorria com a alma, não somente com os lábios¨. Léa Weider. Em contradição, Clarice Lispector, disse: ¨Seus lábios não precisam traduzir o que acontece no seu coração¨. Para mim, devemos aplicar na integra o que Madre Tereza de Calcutá citou: ¨Não devemos permitir que alguém saia de nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz¨. E William Shakespeare fala: ¨A alegria evita mil males e prolonga a vida. Verdadeiramente, sorrir ultrapassa um estado de ânimo, pode ser uma filosofia de vida¨. Do tipo, nada me aborrece, nada me entristece. Conseguir chegar nesse estágio demanda tempo e escolha. Posso escolher andar por aí absorto com meus problemas e perder a vontade de sorrir. Como posso acreditar que a alegria sempre nos visita pela manhã? Pessoas sisudas demais tem vincos nos cantos da boca e as que se surpreendem constantemente, na testa, as chamadas rugas de expressão que marcam o rosto depois de movimentos repetitivos. O tempo deixa marca, pode perceber. Pessoas alegres, tem brilho no rosto e olhos esperançosos. Enquanto as tristes, mesmo sorrindo, não convencem, pois o olhar condena. Mas nada que um belo par de óculos, não disfarce. Tire os óculos, desafie a si mesmo encarar a felicidade. Deixe que ela entre sutilmente, não fique aguardando debruçado(a) na janela, fazendo caras e bocas. O sorriso pode ser breve, mas a alegria deve ser constante. Alegria, felicidade, não combinam com humor oscilante, humor negro. Ei, não é sorriso que traduz alegria, felicidade. É a alegria, a felicidade que traduz um belo e revelador sorriso. Hahaa, sorria, mesmo sem estar sendo filmado. Desafio do dia, desafio da vida.