domingo, 30 de março de 2014

A minha expectativa me frustra!


Estive pensando no sofrimento que causa tanto dano ao ser humano, a expectativa. Vejo pessoas queixosas de não serem correspondidas à altura do quanto se doam. Mas, a questão está justamente na expectativa, e isso só tem um nome: Idealização. É, sofremos porque idealizamos um outro da nossa maneira. É um erro nosso que precisa ser reparado. O outro é outro e não nós, por isso se você vive em função do outro, de receber o que deu, fatalmente você sofrerá e jamais receberá aquilo que imaginou. Me lembro bem, que uma vez lendo sobre isso, alguém reclamava do quanto era difícil agradar determinada pessoa, foi então, que tiveram uma excelente ideia e disseram assim: É só você dizer o que quer e pronto. Ah, assim não dá. Soa falso, perde a graça. E o pior, perde a naturalidade. Querer ser agradado o tempo inteiro sugere narcisismo... eu, eu, eu, eu... e o outro coitado, sucumbe a sua existência. Sei que é natural do ser humano dar e querer receber de volta. Mas, quem vive sofrido, sofrendo, o suposto desprezo, já desprezou primeiro. A matemática do amor não computa igualdade de troca. Alguém sempre ganha, e ganha aquele que sabe dar sem pedir nada em troca, sem frustração, sem medo de ser feliz. A lei que rege os sentimentos, possui um efeito dominó, que nos arrasta um após o outro. E já que é para ser arrastado, que seja pela expectativa de dar mais e entender que a recompensa virá, talvez não do mesmo que você se doou, mas de alguém sensível com a mesma sede de dar. 

Qual é a questão?


Qual é a questão? Sim, esse é o assunto que vamos desenrolar hoje rsrss. Dizem os sábios que devemos rir até dos nossos maiores problemas, afinal eles um dia terão fim. É claro que não é tão simples assim, mas vale à pena exercitar. Uma pessoa me confidenciou as gargalhadas que foi madrinha de um casamento que acabou e ela complementa, poxa, chorei à toa! O choro pode ter sido em vão, mas a emoção jamais. Somos humanos e é justamente a emoção que nos impulsiona para todos os lados. Pois bem, aonde quero chegar com esse assunto. Muita gente, vive presa as suas emoções, se abalam por tudo e por todos, possui uma instabilidade de humor que oscila rápido demais para entender. Essas pessoas se aborrecem, sofrem e quase sempre carregam com ela toda dor. Se acontece algo na sua vida, ela vai lá no baú da infância e se justifica com alguma situação que lhe magoou e assim vai. Não se desprende, o que é pior acumula, vai ficando amarga(o), sem alegria, depressiva(o) em algumas situações se torna uma pessoa cansativa. Então podemos entender que a grande questão dessa pessoa é com ela mesma, mas ela precisa ¨brigar¨ com o mundo para se posicionar na nostalgia da vítima da história. Questões todos temos, somos seres imperfeitos desde que nascemos, a trajetória é só uma maneira de agir e saber lidar com as situações, quem puder ir zerando, pode começar de agora. A questão não é sofrer, a questão é saber sofrer e conseguir se levantar. Charles Chaplin disse, que a vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos. Seja acima de tudo corajoso(a). A bravura provém do sangue, a coragem provém do pensamento. (Napoleão Bonaparte). E para finalizar, tudo começa na mente, você é fruto dos seus pensamentos, se tem um lugar que precisa de manutenção todos os dias é a nossa mente. Que sejamos como Fernando Pessoa citou: "Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens".

A mudança que vem de nós!


Analisando uma música antiga, me fez despertar o quanto o tema ainda é atual. Vamos entrar e refletir, diz assim: Hoje eu vou mudar, vasculhar minhas gavetas, jogar fora sentimentos e ressentimentos tolos. Fazer limpeza no armário, retirar traças e teias e angústia da minha mente, parar de sofrer por coisas tão pequeninas, deixar de ser menina(o) para ser mulher(homem). Ontem, eu ouvi uma paciente dizer: "Eu não posso ficar mal assim, imagina que cada problema que eu tenha que resolver, eu fique desse jeito". E ela estava muito mal, realmente. Precisamos reagir e entender que a mudança tem que partir de nós, pois o mundo não vai se adequar as nossos moldes, nossas carências ou até mesmo anseios. Sofre menos, quem não espera. Mas todos sofrem, a espera é normal do ser humano. O que não podemos, ou melhor, não devemos, é ficar dependentes do outro, do que ele pode nos dar para nos fazer feliz. Se você mudar, é automático, tudo mudará a sua volta. As pessoas relutam em mudar, às vezes, por orgulho ou por achar que cedem demais. Vale à pena limpar a mente e trazer novos pensamentos, se libertar das angústias, das correntes que te amarram. Eu fico com a frase de Immanuel Kant. ¨Toda reforma interior e toda mudança para melhor dependem exclusivamente da aplicação do nosso próprio esforço¨. Na verdade, a mudança nos favorece e nos dá nova visão. Se ficamos preso, esperando no outro, corremos o risco de tudo ficar igual e insatisfeito. Pense nisso, mude você!