segunda-feira, 26 de maio de 2014

O que dizer ao psicólogo!

Gostaria hoje de falar sobre algo, muito comum, que escuto ao longo da minha carreira profissional: O que falar para o psicólogo?
Bom, eis a questão! Antes de qualquer coisa, para quem nunca procurou um psicólogo vou dar as devidas orientações.
A primeira coisa que faz é uma entrevista, a chamada Anamnese. Ela é uma entrevista médica utilizada por psicólogos e médicos e tem por objetivo gerar uma avaliação e diagnóstico do indivíduo. É a base, à partir da qual pode se estabelecer um tratamento ou iniciar uma psicoterapia de apoio ou outra qualquer. Pretende-se que se consiga obter o máximo de informação possível sobre a história e o passado do sujeito. É preciso levar em conta não só o que é dito, mas também como não é dito, neste caso, a observação da linguagem corporal do indivíduo. São indispensáveis os aspetos da realidade, mas também das representações e do imaginário, da vida interna e da vida externa do sujeito. É um segmento de perguntas que vai facilitar a pessoa dizer o que está sentindo. Perguntas inclusive que podem investigar o estado geral do paciente, através desses primeiros dados e a demanda principal (o problema). Os próximos encontros ficarão livres, mas sempre focando no discurso anterior do paciente, até para entender o que é real dentro do contexto ou uma mera queixa. Olha, sinceramente, eu já tratei de pessoas sem ter que invadir a sua intimidade, porque o constrangimento bloqueia um possível diálogo. É preciso empatia para estabelecer um clima afetivo e organizar uma relação dando lugar à aliança terapêutica. Empatia, que não é o mesmo que simpatia, é um artifício útil para atrair a confiança do paciente. Uma empatia não se faz apenas com palavras, mas também com atitudes, gestos e expressões faciais. Trata-se de uma situação consciente, em que se entende a situação do entrevistado.Tem pessoas que tem dificuldade em contar coisas, tem vergonha, mesmo sabendo que está diante de um profissional, pacientemente temos que esperar o momento de cada um. Vocês sabiam que sempre tem o fatídico dia em que a pessoa diz: Tenho que te contar um segredo, ou vai falando e de repente se pega contando algo que poucos sabem ou que ninguém sabe. Enfim, com o tempo o grau de confiança aumenta e a pessoa vai relaxando, se esvaziando e elaborando as suas questões. Uma coisa eu digo, procuro dar o máximo de explicação possível à respeito do quadro psicológico, e ainda investigar o uso de medicamento, tratamentos psicológicos anteriores ou na infância, se for um adulto. Se tem familiares com problemas psiquiátricos, algum tipo de doença séria, medicamento controlado, como foi o nascimento, gestação e tantas outras informações importantes. Além de tudo isso, muitas vezes, a pessoa precisa ¨quebrar¨a barreira do preconceito, de achar que só procura psicólogo quem está ¨maluco¨. Eu acrescento, tratamento psicológico também é uma forma de prevenção de que coisas piores possam vir a acontecer. Assim como qualquer outro profissional, nós viemos para tratar da psique, da mente. Convenhamos que uma mente saudável facilita muito a nossa vida em todos os sentidos. Um abraço. 

Depressão Unipolar!

Então, vamos ao tema de hoje: Depressão Unipolar. Nos dias de hoje, as pessoas vem confundindo um estado de tristeza com depressão. Assim como todo transtorno tem os seus diversos sintomas, não é diferente com a depressão unipolar, também conhecida como depressão maior. Considerada um transtorno do humor, o que vai caracterizar e diferenciar da depressão bipolar é que não existe mania ( euforia) com intensa agitação, o humor não oscila fica sempre depressivo, com uma perda generalizada de interesses em coisas que antes a (o)interessava. Pessoas deprimidas normalmente tem insônia, perda ou aumento do apetite, ficam irritadas e agitadas muitas das vezes internamente. Tem também sintomas físicos e mentais, tais como: dores de cabeça, dores no corpo, memória comprometida, dificuldade de concentração, além de sentimento de impotência, desesperança, desespero e pensamentos suicidas. 
A estatística aumenta para mulheres e a idade varia entre 25 e 44 anos. É considerada uma doença grave, pois aponta 15% de suicídio. Outras doenças também podem estar associada a depressão, podemos citar o alcoolismo, toxicodependência, transtorno de ansiedade, alimentar e personalidade borderline. Sem contar com doenças oncológicas, traumatismo craniano e diabetes. A Depressão é um dos transtornos psiquiátricos mais comuns no mundo todo, na atualidade. A OMS estima que até o ano de 2020, ela será a segunda maior causa de incapacitação no mundo, atrás apenas das doenças coronarianas e isquêmicas. A Depressão é classificada pelo DSM-IV (APA, 1994) como um Transtorno do Humor, e o seu quadro envolve manifestações afetivas motivacionais, cognitivas, comportamentais e fisiológicos, além de alterações neuroquímicas no cérebro. Existe uma correlação muito forte entre o estresse e a depressão. Evidências têm relacionado o aumento da liberação de dois hormônios, o CRH (corticotropina) e cortisol com a depressão. Esses dois hormônios também são liberados durante a resposta de estresse do organismo.
Para finalizar, a terapia indicada é a comportamental e a medicação antidepressiva. Um ótima noite e até amanhã. 

Bullying!


Olá pessoal! Dia desses depois de assistir a reportagem sobre Bullying no Globo Repórter, despertou em mim pesquisar mais sobre o assunto. Conversando com minha irmã ela foi bastante convicta em dizer: Ah, hoje em dia tudo é bullying. Fiquei aguardando o que ela falaria mais, então ela ilustrou: Eu hein, na minha época de colégio me chamavam de Jarrão, e eu também me lembro até da musiquinha e da propaganda que dizia assim: Ei Jarrão, Ki-suco saboroso geladinhoooo....kkkkk....ela também falou, me chamavam de Boa Francineide, personagem do Jô Soares, eu lembro. Enfim, ela concluiu...e eu nem ligava, não tava nem aí. Eh, bom seria se fosse assim, mas nem sempre é. As pessoas respondem de maneira diferente a diversas situações. E afinal, o que é Bullying?
Bullying é palavra de origem inglesa bully, que significa valentão, brigão, é uma prática violenta que compreende atitudes agressivas, intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por uma pessoa ou grupo causando dor, angústia e sofrimento. A intenção é intimidar e excluir a vítima, isolando-a do meio social. Sugere uma relação de poder onde a vítima deve obedecer o seu agressor, pois ela é ameaçada a não só fazer o que se pede como a ficar quieto.
O bullying não está direcionado só a escola, pode também estar no trabalho, na vizinhança, igreja, família, internet e outros. Tem várias forma de se apresentar, são elas: 
Física: empurrar, socar, chutar, beliscar, bater. Verbal: apelidar, xingar, insultar, zoar. Material: destroçar, estragar, furtar, roubar. Moral: difamar, disseminar rumores, caluniar. Psicológica: ignorar, excluir, isolar, perseguir, amedrontar, aterrorizar, intimidar, dominar, tiranizar, chantagear, manipular, ameaçar, discriminar, ridicularizar. Sexual: assediar, induzir e/ou abusar. Virtual: divulgar imagens, criar comunidades, enviar mensagens, invadir a privacidade (cyberbullying – bullying praticado por meio da internet e de celulares, geralmente de forma anônima.)
Uma criança ou adulto que sofrem bullying dificilmente falará da sua dor, mas o sofrimento, agressividade e isolamento são sinais de alerta, além de choro fácil e tristeza.
Até pelo envolvimento emocional os pais ou alguém próximo não terá condições de conduzir essa situação de maneira equilibrada. Ao notar qualquer diferença no comportamento da vítima em questão, uma ajuda psicológica é de grande utilidade, até para tratar de possíveis ¨estragos¨ causados pelo bullying. Afinal, vítimas de bullying são fortes candidatos a desenvolverem diversos transtornos emocionais.
Abraço, madrugada que chega! Que a nossa terça-feira seja repleta de alegrias. Deus que nos guarde!

A importância do antidepressivo!

Boa noite, amigos queridos! Hoje vou falar da importância de se tomar antidepressivo. 
Muita gente pensa que tomar um antidepressivo e não fazer terapia vai resolver a sua questão. Porém, essa é uma atitude que fatalmente levará o problema cada vez mais distante da cura. A medicação é fundamental até para que a pessoa tenha ânimo e disposição de iniciar um tratamento psicológico. Eu digo com toda certeza, quem está em crise não dá um passo senão tiver medicado. Vamos entender essa dinâmica de uma forma bem simples. Chega ao consultório uma pessoa completamente comprometida emocionalmente, precisando de ajuda para caminhar. No seu discurso fica evidente a necessidade de tratamento imediato, tanto medicamentoso e terapêutico. Começa uma batalha de esperar não só o efeito do antidepressivo que leva em média 2 semanas para fazer efeito, como a disponibilidade de comparecer semanalmente a terapia. Então eu faço um alerta para as pessoas que pensam que podem tão somente se medicar ou apenas frequentar a terapia sem medicação. Uma não caminha sem a outra, literalmente. A minha experiência pode confirmar, se não fizer o tratamento adequadamente de nada adiantará e o resultado não aparecerá. Uma coisa que tenho visto, são pessoas procurando ajuda que no final elas mesmas se automedicam e determinam como será o seu tratamento. Não dá, ou você cumpre o que o médico recomendou ou desiste. Enfim, a ideia é se medicar e ao fazer terapia ir melhorando e aos poucos se libertar dos remédios e na sequência ter alta do terapeuta. Eu como profissional da área da saúde, faço um alerta, corre sério risco quem se automedica. Eu vivo escutando as pessoas dizerem que tomaram remédio de um parente ou que só tomam o remédio quando estão em crise, transgredindo as recomendações médicas e lhes causando mal por falta de disciplina. Recomendo que todo aquele que precise de ajuda psicológica com medicamento, peça os devidos esclarecimentos do profissional para que não fique nenhuma brecha de dúvida e oportunidade para fazer o que não é correto. A saúde mental é o carro chefe da vida de uma pessoa. Fiquem com Deus e pense melhor na forma que você conduz o seu tratamento. Abraço!

Anorexia e Bulimia!

A exigência com o corpo esguio vem invadindo há muito tempo a mente humana. As modelos e manequins são as primeiras a experimentar esse desafio de quase morte, de não comerem para não engordarem, senão ficam fora dos padrões e deixam de fechar contratos milionários no mundo da moda. A mídia, com seus veículos de informação também estimulam esses padrões e salve-se quem puder.
Eu mesma na minha adolescência, aos 12 anos, me sentindo fora do peso, simplesmente ¨parei¨ de comer e emagreci 11 quilos em 1 mês, não cheguei a ficar anorexa, porque parei a tempo, minha mãe foi o alerta. De 52 kg, passei à 41 kg. Enfim, isso é só um começo de uma história que pode levar a morte. Quem não se lembra do caso antigo da famosa Karen Carpenter, em 1983. Aqui no Brasil, a Carola Scarpa, vítima de anorexia também, em 2011.
Um caso de bulimia é da famosa cantora americana Britney Spears, que tem o transtorno desde os 16 anos. Vamos ver a diferença:
Anorexia Nervosa é um transtorno alimentar que faz com que a pessoa pare de comer ou coma muito pouco, aquelas dietas sem sentido por conta própria. A pessoa tem uma imagem distorcida do seu corpo, mesmo não estando com excesso de peso, é dessa forma que vai se ver. E a medida que vai emagrecendo, continua achando que está ¨gorda¨ e cada vez mais abaixa o seu peso corporal. Vai um alerta para as que usam a Sibutramina para diminuir o apetite e se tornam escrava(o) dessa medicação.
Tem início na adolescência e é considerada uma doença complexa, com componentes psicológicos, fisiológicos e sociais. Na verdade, o que vai reger essa situação é um medo muito grande de engordar.
Bulimia nervosa é um transtorno onde a pessoa ingere alimentos com exagero e depois estimula para vomitar, porque se sentem culpada. São pessoas com problemas de autoestima e obsessivas por dietas e uma perfeita forma física.
Considerado um pouco mais grave a cura da anorexia é mais demorada, pois em muitos casos a pessoa tem que se internar. Requer um trabalho multidisciplinar com Psicólogos, Nutricionista e Endocrinologista. A terapia é fundamental para ajudar o(a)paciente a mudar a sua visão corporal.
A bulimia tem cura através da Psicoterapia e uso de medicamentos( ansiolíticos e antidepressivos). Abraço, fiquem com Deus!

Conquistando até o impossível!

Nos dias de hoje é muito raro alguém querer conquistar algo. Normalmente, tudo já tem que vir ou estar pronto. ¨Ninguém¨ quer fazer esforço para conseguir, e quando fazem, com uma certa exaustão, desistem por achar difícil. Dois erros fatais acontecem nesse instante, a falta de fé e coragem. A falta de fé por não acreditar que mesmo sendo árdua a tarefa ela se realizará. E a falta de coragem, é o medo que se apossa da pessoa que reconhece ser menor do que o que tem para resolver. Reconheço que nem sempre as coisas acontecem como queremos, mas senão tentar certamente não dará mesmo. Quando queremos conquistar algo ou alguém precisamos investir ¨pesado¨ em todos os sentidos. Se apaixonar pela causa em questão seja ela qual for. Estar 100 % inteiro(a) em todos os aspectos que favorecem essa conquista. Ter aptidão para conquista é para poucos, mas podem sim, aprender com um pouquinho de interesse. O que te move  a conquistar algo é um desejo muito grande de conseguir. É preciso nos despir do orgulho, do medo e das próprias carências. Exatamente, quem quer conquistar precisa abrir mão do seu próprio interesse  em prol do outro ou de algo. Isso não significa esquecer de si próprio, mas sim valorizar o objetivo, os resultados. Os ganhos emocionais daquele que conquista são muitos. Além da sensação incomparável de dever cumprido, a conquista é um troféu exposto no móvel e apresentado a cada um que chega. A conquista tem lugar especial e sempre será valorizada. Em se tratando de pessoas fico com esta frase . ¨Amo a liberdade, por isso deixo as coisas que amo livres. Se elas voltarem é porque as conquistei. Se não voltarem é porque nunca as possuí¨. É fato, o que se conquista passa a ser nosso, não pela posse e sim pelo envolvimento emocional. Entretanto, finalizo com esta frase curiosa: "Todos podem ver as táticas de minhas conquistas, mas ninguém consegue discernir a estratégia que gerou as vitórias". Sun Tzu.  Em se tratando de impossível, vai aí uma dica infalível: ¨Se você quer um pedacinho do Paraíso, acredite em Deus. Mas se você quer conquistar o mundo, acredite em você porque Deus já te deu tudo o que você precisa para você vencer¨. Augusto Branco.

Amor não é medicamento!

Há quem acredite que o amor é medicamento. 
Pelo contrário. Se você está deprimido, histérico ou ansioso demais, o amor não se aproxima, e caso o faça, vai frustrar sua expectativa, porque o amor quer ser recebido com saúde e leveza, ele não suporta a ideia de ser ingerido de quatro em quatro horas, como um antibiótico para combater as bactérias da solidão e da falta de auto-estima. Você já ouviu muitas vezes alguém dizer: “Quando eu menos esperava, quando eu havia desistido de procurar, o amor apareceu.” Claro, o amor não é bobo, quer ser bem tratado, por isso escolhe as pessoas que, antes de tudo, tratam bem de si mesmas." 

____Martha Medeiros - Il. Virpi Pekkala