quarta-feira, 26 de março de 2014

A paz da maturidade!


Hoje eu vou falar de um assunto que considero importante: A paz da maturidade. Algo que edifica e nos faz pensar. ¨A maturidade nos faz perceber que não podemos mudar os fatos¨, diz o Padre Fábio de Melo. Augusto Cury também fala, que ¨Uma pessoa imatura pensa que todas as suas escolhas geram ganhos¨. Uma pessoa madura sabe que todas as escolhas tem perdas. Teríamos milhares de frases e textos que falam sobre o assunto. Mas o que eu quero mesmo é falar da paz que vem com a maturidade. Digo isso, porque vejo pessoas se comportando com um grau de imaturidade que não combina com a sua idade. Verdadeiramente idade não justifica maturidade. As pessoas imaturas são tensas, ansiosas, à espera de nunca perder. Isso me faz lembrar algumas crianças que eu atendo que ficam ¨revoltadas¨ quando perdem o jogo junto dos amiguinhos. Mais que natural, pois possuem a inocência, a fantasia de que ganhar um jogo o faz importante, digamos assim. Enfim, a maturidade nos faz perder a ingenuidade e adquirir paz. Perdemos também a urgência, a pressa... Uma pessoa madura conquista paz porque sabe esperar. Existe um fato incontestável que explica a imaturidade com impulsividade. Agir sem pensar sugere falta de maturidade. Ficaríamos horas aqui explicando sobre o assunto, mas a ideia não é essa, a ideia é ler e refletir. Discutir, opinar, concordar, discordar e interagir. Então, eu concluo com uma frase de Augusto Cury: ¨A sabedoria de um homem não está em não errar, chorar, se angustiar e se fragilizar, mas em usar seu sofrimento como alicerce de sua maturidade".


Mude esse hábito!

Mude esse hábito de fazer tudo da mesma maneira. Nem você gosta mais disso. ´Tá passando pela vida e não enxerga mais nada. Ligou o automático e foi. Vive como se tivesse na tomada, uma hora em alta potência, em outra, praticamente em câmera lenta'. Ah não, assim não dá! Nem para os lados você olha mais. No espelho então, faz tempo que não vê seu rosto refletido com alegria. Nem sabe se está com olheiras. Esqueceu até de retocar os cabelos brancos. Já não renova o guarda-roupa, os calçados. Nossa, está tudo velho! rsrs. Está na hora de mudar de hábito. Aproveita, muda o estilo também. Mude as vestes internas primeiro. Só elas poderão te encorajar a mudar. Seu corpo já deu sinais, você não viu? As cores não combinam, o cabelo, o sapato tá apertado. Para tudo, mude seu hábito. Pare! Pense! Observe-se! Enxergue-se, por favor! Seja elegante, a elegância traduz a beleza  interior e exterior em sintonia. Sorriso amarelo no rosto não vale. Sorria com os olhos. Alegre-se! Mude também o hábito e pare de se culpar. Mude até seus pensamentos. Li por aí algo curioso, que diz assim: ¨Chega de falar de seus problemas! Mude o hábito! Que tal falar de alegrias?¨ Voltaire foi profundo nesta frase: ¨É difícil libertar os tolos de correntes que eles veneram¨. Essa é para pensar mesmo. Liberte-se  das correntes veneradas no seu dia a dia. Agora, vou te dar uma dica de ouro que já estou praticando: O hábito de falar com Deus muda o nosso jeito de falar com as pessoas. Pense nisso!

Mude esse hábito!

Mude esse hábito de fazer tudo da mesma maneira. Nem você gosta mais disso. ´Tá passando pela vida e não enxerga mais nada. Ligou o automático e foi. Vive como se tivesse na tomada, uma hora em alta potência, em outra, praticamente em câmera lenta'. Ah não, assim não dá. Nem para os lados você olha mais. No espelho então, faz tempo que não vê seu rosto refletido com alegria. Nem sabe se está com olheiras. Esqueceu até de retocar os cabelos brancos. Já não renova o guarda-roupa, os calçados. Nossa, está tudo velho! rsrs. Está na hora de mudar de hábito. Aproveita, muda o estilo também. Mude as vestes internas primeiro. Só elas poderão te encorajar a mudar. Seu corpo já deu sinais, você não viu? As cores não combinam, o cabelo, o sapato tá apertado. Para tudo, mude seu hábito. Pare! Pense! Observe-se! Enxergue-se por favor! Seja elegante, a elegância traduz a beleza  interior e exterior em sintonia. Sorriso amarelo no rosto não vale. Sorria com os olhos. Alegre-se! Mude também o hábito e pare de se culpar. Mude até seus pensamentos. Li por aí algo curioso, que diz assim: Chega de falar de seus problemas! Mude o hábito! Que tal falar de alegrias? Voltaire foi profundo nesta frase: ¨É difícil libertar os tolos de correntes que eles veneram¨. Essa é para pensar mesmo. Liberte-se  das correntes veneradas no seu dia a dia. Agora, vou te dar uma dica de ouro que já estou praticando: O hábito de falar com Deus muda o nosso jeito de falar com as pessoas. Pense nisso!