segunda-feira, 24 de março de 2014

Abandono.


Hoje eu quero falar de Abandono, mas não daquele tradicional abandono afetivo, ou de incapaz. Quero falar do abandono sentido. Estou falando da sensação do abandono, da perda e rejeição. O abandono não de ter sido deixado pelos pais ou algum ente querido, mas do abandono da ausência da presença. Parece complicado, vou explicar. Sabe quando você não se sente amado, mesmo quando escuta um eu te amo, ou não percebe atenção, porque na verdade o corpo da  pessoa está, mas o olhar não toca. É esse abandono que realmente machuca e provoca trauma, uma situação psíquica com forte carga emocional. Isso sem contar naquela mãe que já abandonou o filho no ventre, porque ele não foi planejamento, ou o porque o resultado da ultrassonografia deu o sexo oposto do esperado, ou quem sabe o  filho temporão indesejado, o filho da menopausa que jamais imaginara. Esses são exemplos comuns que me deparo diariamente.
Quando a criança é um bebê, ela necessita de cuidados básicos, principalmente da mãe e muitas vezes esse primeiro contato é negado. Quantas mães nunca amamentaram seus filhos e nem sentiram esse desejo, talvez ela não tenha sentido, mas a criança sim. Se esses cuidados básicos foram interrompidos de alguma forma a criança sente o abandono e passa a agir de forma independente entendendo que supostamente não pode contar com ninguém. Enfim, o contato materno é o primeiro sentimento de valor que o ser humano experimenta, a sensação de ter valor é essencial a saúde mental, caso isso não ocorra um sentimento evidente é o de baixa autoestima. Já atendi crianças com muito medo do pai ou a mãe morrerem e viviam estado de choro, ansiedade e vivendo em pânico só de imaginar.
Então podemos concluir que os fatos reais causam de fato traumas e transtornos emocionais, mas não podemos esquecer que a psiquê humana funcionada também com muita fantasia, as chamadas inseguranças internas de cada um, o mundo particular e obscuro, o tão famoso inconsciente. Sendo assim, o abandono não deve ter um diagnóstico alheio, pois o próprio sujeito evidenciará suas próprias necessidades. Esse abandono que falo, ninguém vê, apenas sente. 

Não exclua pessoas da sua vida!

Atualmente tenho pensado muito nisso. De como pessoas são preciosas, na sua maneira única de ser. A vida é a arte de saber conviver. Esse é, e sempre será o grande desafio. Excluímos pessoas e nos deixamos ser excluídos por falta de vontade em administrar a dificuldade que ronda esse relacionar-se. Os conflitos sobressaem e são maiores do que a nossa capacidade de contorná-los. Quantas oportunidades perdemos quando dispensamos pessoas de nossas vidas. Nossa, como eu aprendo com cada pessoa que cruza o meu caminho. É claro, que não é tão simples como parece, mas eu lhe garanto, é compensador. Não tenha receio de brigar, se desentender, divergir de opiniões, ou de não concordar. Não se cresce, sem debater fatos ou trocar ideias. O monólogo não pode existir aonde existe outra pessoa. “Para ser grande, ser inteiro; nada teu exagera ou exclui; ser todo em cada coisa; põe quanto és no mínimo que fazes; assim em cada lago, a lua toda brilha porque alta vive.” Fernando Pessoa. Profunda essa citação que nos remete o quanto somos rasos e descartáveis, o quanto somos vulneráveis e miseráveis quando precisamos olhar para o outro e nos voltamos para nossa incapacidade de se colocar no lugar do outro. Em lugar de empatia, uma antipatia às vezes gratuita. Sem o devido conhecimento, somos encostados no canto, sem possibilidade de ser escolhido de volta. Somos assim, peneiramos tanto que o alicerce fica fino, não sustenta nem o primeiro andar. Que pena, olhando para o topo, esquece que no térreo tem gente querendo colocar pedra de mão para reforçar a tua base, mas você nem vê. Olhe bem, preste atenção, pessoas tem tudo que precisamos. Pessoas sempre serão mais importante do que coisas. Pense nisso!