sábado, 5 de abril de 2014

Somente um abraço!

Hoje eu quero falar da importância de um abraço. Um abraço pode representar quase tudo ou se não dizer, tudo. Você se lembra, qual foi seu último abraço, com quem e que intensidade isso aconteceu? Pode ter sido um abraço de felicidade, de tristeza, alegria, pesar, mas ele representou acolhimento.¨Tudo que você pensa e sofre dentro de um abraço se dissolve¨.Martha Medeiros. Atualmente com a internet em alta, os abraços são mais virtuais do que carnais, emocionais eles até são, mas a distância o transforma em formal. É necessário intimidade para abraçar por inteiro, com o corpo colado, com a sensação de estar atravessando o outro com sutileza. Analisando bem, o abraço é uma carícia essencial. Abraçar, vai além de um encontro de corpos, de braços ao redor de alguém. É transmitir confiança, é demonstrar carinho, é traduzir o amor. As palavras perdem importância na hora de um abraço. Porque está ali o conforto necessário. É um gesto simples, porém carregado de sentimentos.Pesquisas comprovaram que o abraço traz benefícios para a saúde, pois aumenta os níveis de uma substância chamada oxitocina, que tem a particularidade de reduzir os estados de stress e ansiedade, aumentando a felicidade e o bem-estar da pessoa. O abraço é grátis rsrs. Um presente recheado de proteção, carinho e amor, é um simples abraço, não custa nada, e traz  uma sensação de bem estar e proteção. Quando as palavras não puderem amenizar uma dor um abraço é sempre bem vindo. E para finalizar Virgínia Satir diz: ¨Precisamos de 4 abraços por dia para sobreviver, de 8 abraços por dia para nos manter e de 12 abraços por dia para crescer¨. O jeito é exercitar, me abrace quando me encontrar. Pense nisso! Noite de muita reflexão e demonstração de carinho. Fiquem com Deus! Um abraçoooooooo! Edna Vianna.

Tropeços da vida!

Hoje eu vou falar do que podemos fazer com os tropeços da vida, os contratempos, as surpresas inesperadas que sinceramente nós não queríamos que acontecesse. Tem um teste que aplico nas pessoas que elas tem que complementar a frase com uma só palavra. Suicídio, morte, doença, coisa inútil, e por aí vai. Sai cada resposta, porque na verdade as pessoas não pensam em tragédias, mas somos e estamos vulneráveis a qualquer situação. Vamos pensar juntos uma frase de Fernando Pessoa: ¨Pedras no meu caminho? Guardo todas, um dia vou construir meu castelo¨. Bem interessante essa colocação. Quem não tem história para contar, de tropeços, vitórias e quedas?  E assim se constrói a experiência. Você pode até aconselhar, orientar, mas nada se compara a um exemplo vivo, transbordante de emoção e superação. Quem não conhece o famoso Nick Vujicic, alegre e saltitante sem pernas e braços. Alguém disse: ¨Quem perde o teto, ganha as estrelas¨. E o que não dizer do autor do livro Diário de um vencedor: ¨O vencedor topa qualquer parada, o perdedor para em qualquer topada¨. Augusto Cury te encoraja: ¨Não tenha medo dos tropeços¨. E eu, completo com uma frase: ¨Aprendi rapidamente quando doeu, porque tropecei, enquanto estava caminhando até enxerguei a pedra, mas pensei que pudesse chutar. Muitas vezes pensamos assim. Resumindo:  “Os tropeços e quedas na jornada da vida, nos proporcionam a oportunidade de levarmos mais conscientes de nossas fragilidades, ignorância e erros. Dando-nos a chance de prosseguirmos com uma nova perspectiva¨. Ewerton Cunha. E como não lembrar de Carlos Drummond de Andrade em seu poema: ¨No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho¨. Sempre haverá um pedra, e que ela vire poesia um dia. Dia de recolher as pedras, dia de tropeçar e seguir em frente.

Começar do zero!

Quem nunca teve oportunidade de ver uma família inteira perder tudo por conta da enchente. Alguém que teve que tentar a vida fora da sua terra natal, por uma tragédia familiar, uma fatalidade, morte ou desemprego. Exemplos dramáticos, que podemos trazer para nossa vida comum, pois podem acontecer com qualquer um. Tragédias pessoais acontecem, sem chuvas, sem ventanias. O caos se instala e só te resta mudar o rumo, fazer diferente. Deixar para trás. Recomeçar do zero sem reclamar! Zerar tudo, a mágoa, a raiva, a solidão, o desespero, o desprezo e muitos outros que impedem a caminhada . Não dá para recomeçar do zero com a conta em débito, porque ela sempre será o vermelho da nova contabilidade. Começar do zero é adquirir outra conta que lhe dará lucro no futuro. Tudo isso, para gerar uma nova oportunidade para repensar a vida, o trabalho, os relacionamentos. Balanço geral. Uma espécie de auditoria para arejar e deixar o sol entrar naquele canto da alma que não pega luz há muito tempo.  E de repente, sua vida começa a ganhar um novo sentido, e mesmo os mais difíceis desafios tornam-se animadores e você começa a sentir que pode ser feliz de novo. Tente outra vez. Assim como no início de um poema. Não importa onde você parou, em que momento da vida você cansou, o que importa é que sempre é possível e necessário Recomeçar.