sexta-feira, 25 de abril de 2014

Semear!

Hoje quero falar de semear. Semear é introduzir semente no solo na intenção que brote. Trazendo esse conceito para nossa vida, podemos ver os resultados. Plantar tão somente, não será o suficiente para que brote. É preciso regar, podar, adubar a terra. Essa terra a que me refiro pode ser o coração, mas também a vida. Isso tudo não é diferente nos relacionamentos. O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. ¨Caminhando e semeando, no fim terás o que colher¨. Cora Coralina. É bíblico: ¨Tudo que semearmos, certamente colheremos¨. Toda ação gera uma reação, e não será diferente com esse sentimento, essa atitude. ¨A ambição universal do homem é colher o que nunca plantou¨. Adam Smith, foi convincente nessas palavras. Augusto Cury faz um paralelo muito interessante quando diz: ¨Educar é semear com sabedoria e colher com paciência¨. “Se temos de esperar, que seja para colher a semente boa que lançamos hoje no solo da vida. Se for para semear, então que seja para produzir milhões de sorrisos, de solidariedade e amizade”. Cora Coralina, também disse isso. Então só nos resta semear por onde passarmos, porque certamente no caminho de volta colheremos do jardim que iremos passar. E vou concluindo com mais ênfase esse semear. Vai semeando...sem parar, amor, ideias, pensamentos, palavras, atitudes, esperança, tudo o que puder para transformar uma simples semente, numa árvore frondosa. Depois disso, aproveite a sombra e coma do fruto. Dia de colher os frutos que semeou, dia de plantar a semente que brotará.

Transtornos mentais de famosos!


Boa tarde! Separei aqui um material interessante que fala dos transtornos mentais de alguns famosos, segue abaixo:

Vincent Van Gogh, famoso por quadros como 'A Noite Estrelada' e 'A Cadeira de Van Gogh', sofria de transtornos mentais. Além disso, de tanto beber absinto, ele adquiriu uma lesão no cérebro que causava ataques epilépticos. Certa vez, devido a uma crise, decepou sua própria orelha esquerda. Alguns autores afirmam que ele poderia ter transtorno bipolar, pois tinha variações constantes de humor. Suicidou-se aos 37 anos de idade.


John Nash, o matemático que inspirou o filme 'Uma Mente Brilhante' e ganhador do Nobel de Economia, tem esquizofrenia paranóide. Ele já passou por vários hospitais psiquiátricos, sempre contra sua vontade, nos quais recebeu tratamentos com drogas antipsicóticas e injeções de insulina (que provocam períodos de coma). Gradualmente, Nash se recupera e eventualmente dá aulas de matemática na Universidade de Princeton.

O famoso compositor Ludwig Van Beethoven tinha transtorno bipolar, de acordo com autores. Quando jovem, sofreu muito com o pai - que o agredia fisicamente e o pressionava a estudar música. As surras constantes contribuíram para que ele perdesse a audição. Beethoven tinha períodos de grande excitação e energia, seguidos de momentos de extrema depressão. Para se ver livre das crises, usava drogas e álcool.

Isaac Newton foi um dos maiores gênios de todos os tempos. Ele inventou o cálculo, desenvolveu a Lei da Gravidade e construiu o primeiro telescópio refletor. Mas, apesar do brilhantismo, era conhecido por seus transtornos mentais. Newton era uma pessoa de difícil convivência e apresentava mudanças drásticas de humor. Alguns autores sugerem que ele tinha transtorno bipolar e esquizofrenia.

O dia do amor!

Sendo hoje o dia do amor, não poderia deixar passar em branco um tema de tamanha importância e penetração na vida de todos nós. Fala-se de inveja aos quatros ventos, mas creio eu que a maior inveja que ronda o coração de muitos é de poder amar e ser amado. Falo de amor de pai, mãe, filhos...família. Praticamente daí se constitui a base de todo ser humano. Sem amor, a estrutura desaba e o mundo fica nebuloso, beirando o caos. ¨Amo como ama o amor. Não conheço nenhuma outra razão para amar senão amar. Que queres que te diga, além de que te amo, se o que quero dizer-te é que te amo¨? Fernando Pessoa, disse isso poetizando. Sem amor definhamos miseráveis, arrastando migalhas de um sentimento qualquer que supra essa falta. O amor se estende as amizades, quantos amigos são mais chegados que irmãos de sangue. Mario Quintana, citou: ¨A amizade é um amor que nunca morre¨. Eu acredito, pois conheço pessoas que caminham milhas e milhas com você, com a sua luta, porque o pano de fundo é o amor. E o que dizer de amor de mãe, nossa, esse amor pode ser publicado até em outdoor e não traduzirá a dimensão da sua grandiosidade. O amor entre um homem e uma mulher. Como é bom ter alguém que você possa  compartilhar o dia a dia e ainda assim continuar amando, entendendo que superar a dor com amor é confortador. Então que possamos refletir e acima de tudo amar, sem limite, sem restrição, sem acepções de pessoas, foi isso que Jesus ensinou. ¨O tempo é muito lento para os que esperam. Muito rápido para os que têm medo. Muito longo para os que lamentam. Muito curto para os que festejam. Mas, para os que amam, o tempo é eterno. Henry Van Dyke. ¨Como fica forte uma pessoa quando está segura de ser amada!¨ Sigmund Freud.  Amor é um sentimento inexplicável que representa mesmo sem saber dizer. ¨A consciência de amar e ser amado traz um conforto e riqueza à vida que nada mais consegue trazer¨. Oscar Wilde. Um troféu para aqueles que tem como meta de vida, amar o próximo. ¨Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...e ter paciência para que a vida faça o resto¨...William Shakespeare. Liberdade para amar...e para se deixar amar. E como não lembrar do cantor Roberto Carlos, que proclama o amor em suas canções. Todos já conhecem, só para relembrar e ilustrar: E não há nada para comparar, para poder lhe explicar...como é grande o meu amor por você.

Perdão!


O perdão liberta!

Não existe outra maneira para libertar a alma das garras do aprisionamento, além de perdoar as falhas alheias. A falta de perdão te acorrenta ao seu adversário 24 horas ao dia. ¨As três coisas mais difíceis do mundo são: guardar um segredo, perdoar uma ofensa e aproveitar o tempo¨. Benjamim Franklin, disse isso. Seguindo por esse caminho, oficialmente  perdemos a paz. Não há sossego, nem tranquilidade naquele que nutre ódio no coração. Exatamente, o ódio comanda as ações da pessoa e o desejo de vingança é amiga de todas as horas. Acorda e dorme com a pessoa no pensamento, posso dizer que corre nas veias. A  dificuldade está em ver a pessoa que lhe causou mal, bem. Infinitamente desgastante, perde-se tempo com tamanha ignorância. A lei da vida ensina, que quanto mais queremos bem a quem nos quer mal, mais a nossa vida floresce. É o amor que comanda nossas atitudes. Pensamentos  negativos contaminam a pessoa que pensa e não o outro que está no pensamento. Liberte, libere quem te causou mágoa, tristeza. Não é fácil, mas eu aprendi que fica melhor acreditar que talvez, ela ou ele , tivesse o direito de lhe atingir, quem sabe você foi o (a) que despertou o seu maior desafeto. Seres humanos sentem necessidade de crucificar alguém, nomear e protocolar com data no arquivo  do coração. Mas isso não basta, tem que publicar no diário oficial em negrito: ¨Eu nunca vou perdoar essa pessoa, ela estragou minha vida¨! Para quem lê, um grande bum, bate até uma indignação, mas para quem mandou publicar, no silêncio da solidão sabe muito bem que nada acontece por acaso e muito menos sem nosso consentimento. Conscientes ou não, somos autores da vida e da história. Escolher administrar é contabilizar as dívidas em prol de lucros futuros. Se faliu, houve participantes. ¨Os inimigos que não perdoamos dormirão em nossa cama e perturbarão o nosso sono¨. Augusto Cury, foi preciso e contundente, nessa frase . Perdoar 70 x 7, se é que me entende. Não existe cura sem perdão. Reconciliar  é dissolver o ressentimento que não será esquecido, mas será substituído por amor. ¨O amor é a equação onde prevalece a multiplicação do perdão¨. Concluo com o Padre Fábio de Melo, orientando com sabedoria. Que tal, aprendermos a lição?