segunda-feira, 17 de março de 2014

Cada um dá o que tem!



Segundo Augusto Branco: ¨Cada um oferece o que transborda de dentro de si¨. Pensamento profundo esse e muito verdadeiro. Depois ele começa a especificar esse transbordar: ¨Uma parreira oferece doce fruto, uma orquídea nos oferece bela flor. Um vulcão só oferece desolamento, calor, mau cheiro e larva, e não é segredo que uma cobra peçonhenta não te oferecerá mais... que mortífero veneno¨. Se nós formos analisar trazendo para nossa vida, podemos com muito cuidado conhecer o nosso interior. Posso até dizer o nosso melhor e o nosso pior. É normal, esperarmos o melhor de uma pessoa, mas pode ser que ela ofereça o seu pior. Somos o resumo da vida que vivemos dia após dia. “Cada um só dá o que tem”. E é verdade! Não podemos esperar que o outro dê aquilo que ele não tem, assim como não podemos dar ao outro aquilo que não temos. Pensar assim é a versão ¨mais¨ inteligente para compreender as decepções e não culpar os outros, das expectativas que nós mesmos colocamos neles. Um olhar diferente, uma dose de compreensão, faz enxergar o outro e a sua limitação. Para finalizar, e amenizar nossa dor, é preciso ver além dos olhos e ouvir além dos ouvidos. E porque não poetizar esse texto com as palavras de Vinícius de Moraes: ¨Assim como oceano só é belo com luar, assim como a canção só tem razão se se cantar. Assim como uma nuvem só acontece se chover. Assim como o poeta só é grande se sofrer. Assim como viver, sem ter amor não é viver. Não há você sem mim e eu não existo sem você¨. Pense nisso.

A inutilidade de cada um!

Tentei fugir desse tema, mas tem algo me incomodando para eu falar sobre isso, tamanha é minha inquietude. Assistindo um vídeo ontem do Padre Fábio de Melo, fiquei atônita, surpresa, emocionada, e acima de tudo chacoalhada com as palavras suaves desse homem ( padre). Eu, com certeza, não saberei explicar suas exatas palavras, mas uma parte me chamou atenção quando ele disse: ¨Às vezes você pensa que uma pessoa gosta de você, porém ela está tão somente usufruindo do que você pode oferecê-la, ou seja, a sua utilidade¨. Meu Deus, nunca pensei nisso...chocada! E ele fala que espera que quando ele não for ¨útil¨, que alguém possa colocar sua cadeira ao sol, mas que anseia que alguém também tire. Todos riem...realidade nua e crua. Complementa dizendo que a verdadeira demonstração de amor é na inutilidade, e mansamente pergunta: ¨Quem pode ficar inútil para você? Sem que você sinta vontade de jogá-lo fora. Só vai ficar até o fim aquele que depois da nossa inutilidade descobrir o nosso significado¨. Neste caso. ele se refere a velhice, mas eu aproveito para estender também as nossas limitações, ¨a inutilidade¨ da mente. Onde a tolerância precise ser o carro chefe. Pessoas são descartadas, nas suas impossibilidades, imagina nas inutilidades? Um alerta a todos, pois estamos sujeitos a ser desprezados por qualquer um, em qualquer momento de nossa vida. Não é preciso envelhecer para temer que precisamos da tranquilidade de ser inútil sem perder o valor. Ele encerra dizendo: ¨Feliz daquele que tem ao fim da vida a graça de ser olhado nos olhos e ouvir a fala que diz¨:  ¨Você não serve para nada, mas eu não sei viver sem você¨. Na hora em que forem embora as suas utilidades, você saberá o quanto é amado! Pense nisso!

Seu maior inimigo é você!



Hoje o tema é: Seu maior inimigo é você. Ansiedade, medo, angústia e incerteza, são alguns dos vilões que recheiam a nossa vida. Gastamos parte considerável da vida fazendo coisas e tentando mudar coisas na ânsia de alcançar meios e saídas para os diferentes problemas que surgem no dia a dia. Lutamos para encontrar uma resposta o mais rápido possível. Fazemos movimentos contrários quase que diariamente. No geral, as coisas não acontecem como planejamos. Afinal, não depende somente de nós que tudo aconteça desta ou daquela maneira. Dizem que desapegar é um meio de ficar mais leve e seguir em frente. Porém, entender o jogo, as artimanhas da nossa mente, do que pensamos e fazemos é reconhecer que a nossa maior dificuldade está no autocontrole dos gestos e das atitudes. Mesmo que você se policie, o seu eu interior se faz revelar nas coisas mais simples, nas situações mais complicadas. O problema não é do outro, o problema mora numa casa chamada pensamento, enfeitado de emoções capazes de nos arruinar, destruir ou de refazer e renovar os escombros em alicerce. Como diz por aí, você pode até se ferir, mas irá escolher se vai ficar com a ferida exposta ou vai tratar para curá-la. Seja aliado de uma pessoa chamada VOCÊ. E depois dê uma carta de demissão para os seus pensamentos de dor e tristeza. E finalmente seja seu melhor amigo. Clarice Lispector diz: "Simplesmente eu sou eu. E você é você. É vasto, vai durar. Por enquanto tu olhas para mim e me amas. Não: tu olhas para ti e te amas. É o que está certo."

Superação!


Hoje vou falar de SUPERAÇÃO, mas antes fui dar uma olhada no dicionário e encontrei mil coisas, são elas: Passar por cima, passar além, ser ou ficar superior, sobrelevar-se, superar a expectativa, vencer, subjugar, dominar, dobrar, superar a resistência do adversário, fazer desaparecer, remover, resolver e superar todas as dificuldades. Então, vamos desenrolar tanto conceito.  Pelo que entendo a vida é feita de superação, todos os dias para nós é um desafio. Vivemos, mas nunca sabemos o que poderá acontecer de bom ou de ruim. Porém, vai acontecer, já aconteceu e precisamos tirar forças não sei de onde para recomeçar. Disse Confúcio ¨Que a nossa maior glória não reside no fato de nunca cairmos, mas sim em levantarmo-nos sempre depois de cada queda¨. ¨Lute com determinação, abrace a vida com paixão, perca com classe e vença com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante¨ e  siga os passos de Charles Chaplin. ¨Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos¨, disse Fernando Teixeira de Andrade. Para resumir, nesse momento, eu prefiro apostar todas as minhas fichas neste pequeno trecho de Augusto Branco. "Se você quer um pedacinho do Paraíso, acredite em Deus. Mas se você quer conquistar o mundo, acredite em você, porque Deus já te deu tudo o que você precisa para você vencer." É isso! Superar o que for, requer habilidade, força de vontade, perseverança, mas acima de tudo fé. Pense nisso!

Somar para dividir, repartir!


Boa noite, queridos! Após alguns dias sem publicar, estou retornando. Hoje o assunto reflete a base de qualquer relacionamento. Pessoas devem somar e ao somar elas dividem. ¨A arte de viver é simplesmente a arte de conviver ... simplesmente, disse eu? Mas como é difícil!¨ Mario Quintana. Vamos aproveitar esse tempo para dividir ideias e somar experiências. A palavra certa neste momento é compartilhar. Talvez a essência do relacionar-se paire por essas vias. Devemos repartir somente o que é bom, se for mau, não presta para ninguém. Impecável essa colocação. ¨Somar para dividir é o principio da construção. Dividir para conquistar é tática de guerra. Quem se une, caminha junto, buscando um mesmo ideal constrói, fortalece, vence. Quem diverge antes de somar, só perde e faz perder... Até por egoísmo é preciso ser altruísta¨. By Lou de Olivier. Augusto Cury nos dá uma receita infalível quando diz: ¨Apostar no outro, perdoar continuamente, dar sempre uma nova chance é fundamental para superar frustrações e criar novos vínculos.¨ É impossível criar vínculo sem se envolver, não se soma o que não precisa de resultado. Está aí a fórmula mágica para somar. Não devemos ser o general que dita as ordens daquilo que achamos correto. Mas sim, querer completar aquilo que possa acrescentar. Não se faz um pão, usando o mesmo ingrediente várias vezes, cada um tem uma função. Depois de pronto é preciso repartir. Que graça teria acumular tanto e nada repartir. Precisamos ser o resultado de uma soma perfeita, que divide infinitamente. A matemática da vida nos ensina que um mais um, sempre será um, porque já foi dividido, repartido. Acumule afeto ao longo da estrada e distribua sem medo, quanto mais você der, mais se encherá. Pense nisso!