terça-feira, 11 de março de 2014

Mania de Perfeição!


Hoje o texto é pra descontrair e rir, se puder. MANIA DE PERFEIÇÃO. Bom dia, com alegria! Agora vamos entender essa situação. Você conhece alguém que tem essa mania? Não....não acredito! Elas existem e podem até ser do seu convívio mais próximo. Vivem dominados por uma constante inquietação. Dificilmente alguém que é perfeccionista vive com paz interior, pois tranquilidade interior e mania de perfeição não combinam, são conflitantes. Elas são exigentes ao extremo, a ponto de fazer sozinha pra não ter que pedir e depois ter que fazer tudo de novo....kkkkk. Pode rir! Elas complicam, porque conseguem ver o mais insignificante erro. Difícil aturar isso haha, mas tem solução. Essas pessoas se convive bem, deixando que elas façam do jeito delas. Elas se matam e depois elas mesmas reclamam de não ter sido ajudada. Vai entender! Estragamos muitos bons momentos da vida, nos apegando com coisas banais, como um arranhão no carro, uma tarefa inacabada, uma roupa mal passada. Na relação com os outros, geralmente, fixamos nosso olhar nos seus defeitos e nos seus pontos fracos, ao invés de valorizarmos aquilo que é bom e positivo, pois todos temos virtudes e defeitos. O complexo de perfeição tem destruído muitos casamentos, famílias, amizades e relacionamentos. Fernando Pessoa, disse que ¨adoramos a perfeição, porque não a podemos ter; repugná-la-íamos se a tivéssemos. O perfeito é o desumano porque o humano é imperfeito¨. Feche os ouvidos quem tem mania de perfeição para não ter que ouvir o que Salvador Dali falou com uma convicção cortante, ¨não se preocupe com a perfeição - você nunca irá consegui-la¨. Enfim, chego no final das especulações, mas confesso que me simpatizei com a frase de Charles Chaplin que diz: ¨Atender a quem te chama é belo. Lutar por quem te rejeita é quase chegar à perfeição¨. Sinceramente, amei! Dia de pouca perfeição e muita compreensão. Edna Vianna.

Depressão.

Conserte, não jogue fora!

O ano já começou e agora? Sede de mudança, vontade de fazer diferente, refletir o que valeu e principalmente, sonhar e realizar.
Bom dia, queridos! Hoje, começa os nossos textos de 2014 e o tema é: Conserte, não jogue fora!
Atualmente estou lendo um livro que compara casamento a uma casa. Sim, exatamente isso, e aí a autora viaja passo a passo de como isso tudo acontece. E não é que faz sentido. ...Ainda estou no início, mas fiquei pensando se trouxéssemos para nós, em qualquer relacionamento essa visão como poderia ser usada?
Quantas vezes ao longo de nossas vidas, nos vemos diante das maiores dificuldades e nos sentimos incapazes de resolver um problema. Em meio ao desespero imaginamos que não faz sentido determinada coisa estar acontecendo e necessitamos de um basta, de um ponto final. Jogar fora, colocar outro no lugar. O livro diz que não, que devemos analisar e rever toda a situação antes de decidir, mesmo que lhe pareça o caos. Um espécie de reforma criteriosa, tal qual se faz numa casa. O investimento é a longo prazo. Portanto, consertar é a palavra de ordem. À dica que o livro dá, é a troca de experiência, para que cada um compare e veja se gostaria de trocar de problema com o outro, afinal todos temos. Definitivamente a grama do vizinho não é mais verde, ok? Vamos consertar, porquê jogar fora, não lhe garante que o outro novo, terá tudo aquilo que você imaginou. Essa lição pra mim, vale pra dois, vale pra três, ou várias pessoas, não só para um casamento. Pense nisso e aplique pra você essa lição, vale à pena.

.

Você tem valor!


Bom dia, amigos! Segunda começa, e o tema é fundamental para nossa vida. Você tem valor! Segue aqui, tudo que vamos falar.
Tem pessoas que tem sentimentos de menos valia e sempre acham serem inferiores as outras e sofrem por isso. Nada de ficar sofrendo angústia e dor. Nesse seu complexo interior. Dizendo às vezes que não é ninguém. Eu venho falar do valor que você tem. Eu venho falar do valor que você tem. Assim diz uma canção gospel. Você tem valor. Muitas vezes, enfrentamos situações em que somos ¨dobrados, amassados, humilhados, criticados, pisados" , por mais que queiram nada e ninguém no mundo pode tirar o nosso valor. Pois então, pegue uma nota de cem reais e amasse o quanto puder e depois ela valerá do mesmo jeito. Assim somos nós, perante aos revezes da vida. Não permita ser desvalorizado, pois fazemos isso ironicamente, quando valorizamos pessoas erradas e nos iludimos em ouvir tudo aquilo que não gostaríamos de ouvir. Não duvide do valor da vida, da paz, do amor, do prazer de viver, de tudo que faz a vida florescer. Mas, duvide de tudo que a compromete. Duvide do controle que a miséria, ansiedade, egoísmo, intolerância e irritabilidade exercem sobre você. ¨Use a dúvida como ferramenta para fazer uma higiene no delicado palco da sua mente com o mesmo empenho com que você faz higiene bucal¨. Augusto Cury foi taxativo. Enfim, que possamos seguir o conselho de um psiquiatra de nome Roberto Shinyashiki. ¨Seja uma pessoa que valoriza a essência, não a aparência, cultive os valores mais profundos e não caia na tentação de se tornar um super em um mundo de estrelas sem brilho próprio.¨ E por fim, eu mesma digo, escolha estar em um lugar que você é valorizado, também escolha estar com pessoas que reconhecem a sua importância, e o mais acontecerá naturalmente.Valorize seu dia, valorize você!





Esqueça o passado e viva!


Hoje eu vou falar de um tema essencial para nossas vidas. Esqueça o passado e viva!
Pensando aqui como eu poderia começar a falar desse assunto, despertou em mim que precisamos usar o passado ao nosso favor...uhu...eureca! Então podemos começar com uma citação inspiradora e real. “Tudo o que alguém fez para você no passado não tem poder sobre o presente. Só você lhe pode dar esse poder. “- Oprah,... pegando carona com Augusto Cury, ¨não é possível destruir o passado para reconstruir o presente, mas é possível, reconstruir o presente para reescrever o passado¨. Animador isso! Tenho visto pessoas paralisadas no passado, sofrendo, mas Clarice Lispector disse que ¨superar é preciso, seguir em frente é essencial, olhar pra trás é perda de tempo, passado se fosse bom era presente¨. Quero poder te incentivar essa prática, que vale pra mim e pra você, ¨vamos atirar o passado no abismo, mas não se incline para ver se está bem morto¨, ensina William Shakespeare. Pois terá que aceitar o fato de que algumas das coisas que fez não correram bem, ou que sofreu alguma injustiça, ou que algum acontecimento não lhe deveria ter surgido, ou que em alguma altura da sua vida foi por caminhos inadequados e que eventualmente cometeu alguns erros. Mais uma vez, William Shakespeare insiste que lamentar uma dor passada, no presente, é criar outra dor e sofrer novamente¨. Exercitemos a novidade, depois de aceitar as coisas menos boas que você viveu, abrace a mudança. Afinal, ¨se coisas boas se vão é para que coisas melhores possam vir. Esqueça o passado, desapego é o segredo¨!, em respeito ao escritor, Fernando Pessoa. Vire essa página, escolha esquecer! Pense nisso!

Coragem x Medo.


Bom dia, amigos! Vamos entender melhor esses dois conceitos antes de compará-los. O medo por exemplo, é uma sensação de alerta perante algo que cause ameaça tanto emocional como física. A coragem é senso de moral intenso diante dos riscos ou do perigo; em que há ou demonstra bravura; intrepidez. Nelson Mandela disse uma vez: ¨Eu aprendi que a coragem não é ausência do medo, mas o triunfo sobre ele. O homem corajoso não é aquele que não sente medo, mas aquele que conquista por cima do medo¨. Posso então afirmar que dominar o medo é ser corajoso(a). ¨Coragem é a resistência ao medo, domínio do medo, e não a ausência do medo¨. Mark Twain. Algo curioso a respeito disso é que o que amplifica o medo, na verdade, é imaginar que algo possa dar errado e o papel dele é paralisar. Enquanto que a coragem é desprovida dessa expectativa, suporta os resultados, já conhece os perigos, mas não se acovarda. Charles Chaplin, afirma com muito charme: ¨A vida é maravilhosa se você não tem medo dela¨. E como somos humanos, podemos ser como Clarice Lispector poetisa: ¨Eu tenho medos bobos e coragem absurdas¨. Surpreenda seu medo hoje. Se está com medo, vá com medo mesmo, quem sabe no meio do caminho ele te enche de coragem. Dia de coragem, com medo ou sem rsrs!

Salada de texto!

Bom dia, queridos! Conforme o combinado, o tema hoje é Salada de texto. Vamos ver o que deu rsrrss....o último do ano....beijos e obrigada, segue: O humor está oscilando, talvez seja medo de amar...mas o problema é velho, a baixa autoestima, nesse tempo perdi e sobrevivi, será que a felicidade existe? O medo, que não deixa sair do lugar, cada um tem sua própria verdade, uns vão somatizar as doenças emocionais enquanto outros adquirem  doenças por causa do emocional. Solidão, ansiedade....se continuar assim, tenho depressão...sou um bipolar....rsrs. Quer conhecer uma boderline?_ Lembra da Carminha, da Avenida Brasil. É preciso mudar....senão o toc te pega....olha a paranoia você pode virar um caso clínico, ou talvez uma questão de prova. Para tudo! É hora de descontrair, assista o filme bem-me-quer mal-me-quer,  ufaa...é muita publicação hahhaha, foi abuso sexual, abandono, fobia social, anorexia e bulimia, é preciso tomar remédio, ah, eu vou logo avisando, ninguém está escapo de não surtar. Crise de identidade, lembrou do tempo que chorava na escola, de um familiar esquizofrênico....nem sei....acho que preciso treinar a memória. Tenho insônia, estou com co-dependência, ui só de pensar me dá pânico. Se até famosos tem transtornos mentais, imagina eu?! É histeria...até psicopatas...traumatizou na infância, vou procurar um psicólogo, mas oque falar pra ele? Ultimamente meu corpo fala, ou melhor, ele grita, se for depressão unipolar posso até me suicidar....já sofri bullying e descobri que somos todos doentes....mais antidepressivos...não posso desistir no meio do caminho, estou entre razão x emoção, o manual das doenças mudou, é verdade x mentira, prefiro o silêncio, encontrei a paz da maturidade, a mudança vem de nós, qual é a questão? Você atrai ou afasta as pessoas? Seja como for você é insubstituível, eu não tenho que resolver tudo....Jesus, o mestre inesquecível, o exemplo....a personalidade impecável, muitas recordações, uma viagem no tempo da vida, eh, você precisa cuidar de você, não deixa a expectativa te frustrar, nunca mais foi o mesmo, mas não sabe quando saiu de cena...perdi o presente, acorrentado no passado, agora só me resta adquirir vínculos de qualidade, porque o meu maior inimigo sou eu mesmo. Feliz ano novo! Volto em 2014, para publicar. Abraço, Edna Vianna.se sentindo realizada.

Personalidade Borderline.

Bom dia! Hoje acordei muito cedo e pensei em falar sobre mudança, mas mudei e resolvi falar sobre a personalidade Borderline. O nome é até bonito, porém resumidamente é a pessoa que vive no extremo de suas emoções. Quem teve oportunidade de assistir a novela Avenida Brasil acompanhou a personagem Carminha que viveu dia após dia o retrato de uma Border. Todos temos momentos de tensão, raiva,... tristeza, instabilidade de humor, ciúme, apego afetivo, medo de rejeição causando transtornos pra nós e pra outros a nossa volta. No entanto, o Borderline é marcado pela frequência, intensidade, e persistência desses sintomas que acabam por apresentar um padrão que justifica a dificuldade de adaptação no ambiente social. É um quadro de hiperatividade emocional. Lidam mal com qualquer tipo de adversidade por gerar sentimento de abandono, rejeição ou desaprovação por qualquer coisa. Resumindo, a personalidade Borderline é uma bomba relógio prestes a explodir através da impulsividade devido o afeto ser disfuncional. Conheça um ou uma, porque é mais comum em mulheres. Suas características são: Impulsividade, baixa autoestima e instabilidade de humor. Assistir um Borderline pela tv é bem emocionante, pura adrenalina, mas conviver não, é bem difícil. Existe medicamento para controlar os sintomas e o auxílio de uma terapia também vai ajudar bastante.

O mestre inesquecível, Jesus!


Bom diaaa! Hoje o título vem de alguém muito especial!
Passeando pelo livro de Augusto Cury, ele foi claro em analisar a personalidade e inteligência do Redentor e disse: ¨Jesus, o maior formador de pensadores da história¨. Mais quanta honra dedicar meu texto ao Criador. Suas características são incomuns a todos os seres humanos devido a constância, temperança e acima de tudo amor ao próximo. A personalidade impecável de Jesus inclui vários aspectos. Podia mas não quis impressionar, calava-se, e ao falar usava de coragem e gentileza. Seu maior desejo era revelar aos seus discípulos os mistérios da vida, transformando a arte de pensar com tolerância, solidariedade, perdão, capacidade de se colocar no lugar de outro, amor e tranquilidade. Ufa, quantas qualidades! Sem pressão, a sua estratégia era adquirir seguidores que confiasse nele acima de tudo. O mestre investiu no amor até a última instância, acreditou no ser humano, incentivou, honrou e se doou a todos sem distinção. Ele era o único que dominava seus impulsos e controlava a própria emoção. Para finalizar, Jesus golpeou o coração de Judas com amor, ao ser traído. Provou que em qualquer época da vida podemos reeditar o filme do inconsciente, transformando a estrutura da personalidade. Belíssimo exemplo à seguir. Se compararmos Jesus a qualquer filósofo, educador ou psicólogo, podemos afirmar que a ciência humana está na idade da pedra. Manhã linda, nos passos de Jesus!Edna Vianna.

Resolva o problema!

Bom dia, queridos! Um pouco atrasada rsrs, mas vamos lá. Qual é o seu problema? Ah, não vale dizer, tenho vários. Escolhe um, quem sabe o pior, aquele que tira o seu sono, seu apetite, sua concentração, sua vontade até de viver. Agora coloque ele na sua frente e diga: Sou bem maior que você. Feito isso, determine que ele não é capaz de te frustrar e cole um prazo de validade nele. Pronto, neste dia ele vai ser jogado fora. Exatamente assim, você decide carregar, ou não, o seu problema como um bichinho de estimação. Citaram uma frase que desconheço o autor, mas é linda na essência e na prática. É preciso dominar a capacidade de pensar para resolver o problema. Muitas vezes, o acúmulo de outras coisas ¨menos importantes¨ faz você sair do foco fundamental. Elimine o obstáculo principal e então irá perceber que já resolveu metade do empecilho. Thomas S. Monson disse algo nobre e definitivo: ¨Não permita que um problema a ser resolvido se torne mais importante que uma pessoa a ser amada¨. Praticamente uma orientação de vida, porque na verdade os problemas consomem e esvaziam as pessoas do seu próprio ser, sem nada para dar, nada para oferecer e muito menos receber. Não podemos deixar o problema nos engolir. E por fim, cuidado com a emoção, pois ela não é uma ferramenta adequada para resolver um problema.(Dica pra lá de importante - Casamento Blindado). É necessário racionalidade, planejamento e estratégia para eliminar aquilo que já passou de um incômodo, já virou problema ¨crônico¨. Pense nisso!