quinta-feira, 13 de março de 2014

Tempo perdido, tempo recuperado!





Falar de tempo envolve além de muitos adjetivos, a paciência, mas quero mesmo falar é o do tempo. Não existe tempo perdido como dizem por aí, todo tempo é valioso e restaurador. Só o tempo dirá que o tempo passado é a aula do presente e do futuro. Quem aprende aproveita, quem não aprende se lamenta, se fecha em conchas e perde a esperança. É bíblico que há tempo para tudo em nossa vida, está na passagem de Eclesiastes. Não há edificação de alma e nem de comportamento, sem sofrimento e dor, sem contradições, sem confronto. O tempo tem o poder de nos tirar da área de conforto e nos levar a viver o dia a dia. Não se apaga tempo, quer tenha sido bom ou ruim. Mas também não se traz de volta, ele não pode parar e só volta através das lembranças. Seja aliado do seu tempo e faça dele um bem precioso. O tempo pode ser encorajador e desafiador. Desafiador no sentido de aproveitá-lo com qualidade. Seja administrador do seu tempo e nunca mais lhe faltará oportunidade. Apesar da música confirmar. Todos os dias quando acordo. Não tenho mais o tempo que passou. Mas tenho muito tempo. Temos todo o tempo do mundo. Que não se tenha pressa, mas que não se perca tempo. "Muitas vezes não temos tempo para dedicar aos amigos, mas para os inimigos temos todo o tempo do mundo."(Leon Uris). Projetando para o comportamento humano entende-se assim: Depressão é excesso de passado em nossas mentes. Ansiedade excesso de futuro. O momento presente é a chave para a cura de todos os males mentais ( Junia Bretas). Porém, saber esperar é uma virtude! Aceitar, sem questionar, que cada coisa tem um tempo certo para acontecer... é ter fé! O trecho de uma poesia afirma:  Que morre lentamente, quem passa os dias queixando-se da sua má sorte ou da chuva incessante. Evitemos a morte em doses suaves, recordando sempre que estar vivo exige um feito muito maior que o simples fato de respirar. ¨Somente a ardente paciência fará com que conquistemos uma esplêndida felicidade, conclui¨. Martha Medeiros.

Quem roubou sua felicidade!


Pessoas apontam o outro como o provocador da sua infelicidade. Pessoas comuns como nós, fazem isso o tempo todo. Não parece, mas ser feliz dá trabalho. Demanda tempo, empenho e perseverança. Se você tiver talento para ser infeliz, perseverar é preciso. Quem não persevera, não chega a lugar nenhum. Bancar a própria felicidade é esquecer que existe plateia, esse é o primeiro passo para começar a ser feliz. Desprendimento de coisas e pessoas, em favor do bem estar. Isso porque ser feliz não é estar 24 horas por dia, 365 dias do ano, saltitante e satisfeito. Não, isso não é felicidade, isso é loucura. Felicidade é uma cura de alma que mantém o ser humano de pé, não importa o movimento que ele faz. Para ficar mais fácil decidi buscar o conceito, que diz: A felicidade é um estado durável de plenitude, satisfação e equilíbrio físico e psíquico, em que o sofrimento e a inquietude são transformados em EMOÇÕES E SENTIMENTOS que vão desde o contentamento até a alegria intensa ou júbilo. A felicidade tem, ainda, o significado de bem-estar espiritual ou paz interior. Sendo assim, praticar é preciso, porque a felicidade não é ausência de conflito, mas habilidade em lidar com ele. Alguém feliz não tem o melhor de tudo, mas torna tudo melhor. Agora, o melhor que fazemos para conseguir essa máxima é aceitar o que se tem, gostar do que faz, viver para hoje, escolher ser feliz, relacionar-se, manter-se ocupado, não comparar, parar de se preocupar, organizar-se, pensar positivo e por fim dar valor a felicidade.
Fui ser feliz e já volto! Faça o mesmo!
Edna Vianna.

Errar é humano!


Dia desses conversando com uma pessoa, ela confessou que um erro do passado a fez se sentir culpada. Isso é uma coisa séria e comum. As pessoas são cobradas quando erram, e administrar isso é bem complicado. Na verdade, precisamos aprender com os erros, não só nossos, como o dos outros. Não achei o autor desse dito, mas achei interessante: ¨Os erros do passado são uma lição, não para repetir, mas para evitá-los¨. Eu, particularmente, não penso assim. Erro é erro, e não repeti-los depende de inúmeras situações. Por falta de manual, ou por sermos humanos, já estamos fadados ao insucesso nessa área da nossa vida. O erro é praticamente uma fatalidade universal. Clarice Lispector, confessa poetizando: ¨Passei a vida tentando corrigir os erros que cometi, na minha ânsia de acertar¨. Uma frase detalhada de transparência e realidade seria essa: ¨Quando acertamos ninguém se lembra, quando erramos ninguém esquece¨. ¨Costumo voltar atrás sim. Não tenho compromisso com o erro¨. Juscelino Kubitschek. Isso sugere desprendimento de mente, maleabilidade e tato, acima de tudo, objetividade. Sabia que a rigidez muitas vezes nos leva a errar? Não querer voltar atrás e repensar numa opinião pode ser fatal. Quem fica preso em convicções erra mais, pois a vida não é a matemática que calculamos. ¨O maior erro que você pode cometer, é o de ficar o tempo todo com medo de cometer algum¨. Elbert Hubbard.¨ Coloque a lealdade e a confiança acima de qualquer coisa; não te alies aos moralmente inferiores; não receies corrigir teus erros¨. Confúcio foi brilhante em dizer. Não faça coleção de erros, faça coleção de experiências. ¨Os homens erram, os grandes homens confessam que erraram¨. Voltaire.
Abraço. Edna Vianna.

Um dia de cada vez!


Hoje em dia o número de pessoas ansiosas é muito grande. Existe uma urgência nas pessoas fora do comum. Tudo é para ontem, ou o que for para daqui a um mês já está provocando adrenalina. Mesmo que você não perceba seu corpo possui um limite, e o que desfoca na mente desemboca nele. Ele sofrerá todo desgaste produzido pela mente conturbada, ansiando resolver agora o que pode ser resolvido depois. Sejamos sinceros, a ansiedade tem preço alto e muito alto. ¨Aprendi que são os pequenos acontecimentos diários que tornam a vida espetacular¨. William Shakespeare, ensina. É bem verdade, que precisamos viver um dia de cada vez. Só assim não perderemos nem a essência, nem a sensibilidade dos detalhes. Quantas vezes dançamos a valsa, mas não escutamos a música. ¨Um dia de cada vez é para não perder as coisas boas da vida¨, disse Clarice Lispector. São Francisco de Assis deu praticamente a fórmula quando falou: ¨Comece a fazer o necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível¨. Para mim, valeu essa dica, mas entendo que a mágica é reduzir o grau de exigência. A medida que compreendemos a limitação do outro, reconhecemos as nossas próprias. Mahatma Gandhi declarou: ¨Estou convencido das minhas próprias limitações e esta convicção é minha força¨. Que sirva de exemplo para nós e que possamos viver um dia de cada vez. Então, ele mesmo ensina: ¨Viva bem hoje como se fosse morrer amanhã. Aprenda como se fosse viver para sempre¨. E porque não refletir no que Shakespeare afirmou: ¨É comum perder-se o bom por querer o melhor¨. Viva hoje,  porque o amanhã pertence a Deus. 
Abraço....Edna Vianna.

É hoje o dia!


Hoje é o dia que escolhi pra virar essa página. Enfeitar com um laço e sair a cantar. O dia é hoje, vou revolucionar minha mente, jogar pensamentos que atrasam minha vida. Recolher a roupa velha, mas de bom uso e doar. Vou também, inventar uma canção que seja só minha do início ao fim, ela será minha trilha sonora à partir de agora. Vou mudar o corte, o penteado que há tanto tempo me mostrou o que eu era. Quero aprender novidades, andar por lugares que nunca passei. Conhecer gente nova, interagir, me desnudar. Falar de mim, me conhecer e me entender. Foi hoje o dia que escolhi pra ser feliz! Ele amanheceu sorrindo pra mim e eu não resisti. ¨Tenho em mim todos os sonhos do mundo¨. Fernando Pessoa. E se tenho todos os sonhos quero realizá-los. Quero trazer na minha essência o cheiro de flor, exalando o perfume a cada manhã. Foi hoje o dia que escolhi. Para me aventurar nas possibilidades, para enfrentar minhas verdades e ser feliz. É hoje o dia, não permita que ele fuja. Então, atente ao que Charles Chaplin disse: ¨Se as coisas não saíram como planejei posso ficar feliz por ter hoje pra recomeçar. O dia está na minha frente esperando para ser o que eu quiser¨. Vamos, hoje pode ser o último dia, não perca a chance. Não porque você vai morrer, mas porque essa coragem não vai te visitar tão cedo. Receba ela, e lhe apresente um belo café da manhã e saia de braços dados cantando aquela canção que escolheu, lembra? Hoje a vida terá um sabor diferente. O café está quentinho e coração banhado de alegria. Hoje é o dia. Abrace sua expectativa e agradeça o dia que você escolheu. Hoje ele acordou mais cedo para te dar parabéns!