terça-feira, 6 de maio de 2014

Matar um leão por dia!

Matar um leão por dia significa resolver um problema diário, ou seja superar um grande obstáculo. Imagina um leão de verdade, um animal. Um pouco de história irá nos ajudar a entender que é necessário, a estratégia e uma certa habilidade para romper esse desafio. Já é sabido de todos nós que o leão é o rei da selva. Tamanha importância  ele tem, já nos dá a dimensão de como será difícil exercer essa tarefa. Matar um leão por dia então...hanha...missão para os fortes. Um pouco de descrição desse animal já vai ajudar a pensar. O leão é um mamífero felino com longas jubas e de grande porte ( mais de 1, 80 e 120 kg).  O título de rei vem de sua característica imponente, força e bravura. Vivem em savanas e caçam grandes mamíferos. São sociáveis em seus grupos, sendo predominante as fêmeas. Um grupo pode formar até quarenta leões. Imagina isso? Comem 30 kg de carne, tem atividade de 5 horas ao dia e o restante dormem ou descansam pra repor as energias. Pensando por esse ângulo já dá até vontade de desistir, mas existem pessoas que tem uma vontade tão grande de superar, de vencer, que não importa o tamanho do obstáculo, ela sempre terá a estratégia certa para surpreender, e fazer da derrota óbvia um desafio constante para chegar no final e dizer: matei esse leão hoje. Pense nisso!

Ser psicólogo!

Ser psicólogo é ser um eterno apaixonado por histórias de vida. É alguém que mergulha nas profundezas da mente humana à procura de respostas. É ser uma pessoa que está sempre disposta a ouvir e acolher. É ser alguém empático, que consegue se colocar no lugar do outro. E acima de tudo é aquele que compreende, não julga e ampara a pessoa a passar por um momento de dor e dificuldade. Ser psicólogo é alguém que entra em contato com a alma, é uma profissão que não tem respostas prontas, pois cada pessoa tem sua subjetividade, fato este que nos torna seres únicos.Texto publicado no perfil do meu facebook.

Os males da ansiedade!

Um pouco de ansiedade é normal para que nos impulsione a agir, mas o excesso é causador de inúmeras doenças, assim alerta os especialistas.
A ansiedade é uma excitação do sistema nervoso central, que acelera o funcionamento do corpo e da mente. Quando estamos ansiosos, liberamos o neurotransmissor noradrenalina, que provoca toda essa excitação. É um processo que pode ser tanto hereditário como adquirido através das experiências que temos nos ambientes mais hostis. A ansiedade está intimamente vinculada à forma como interpretamos as situações da vida. As pessoas não conseguem eliminar de forma natural a tensão gerada pela ansiedade. Se não for controlada, a ansiedade pode causar o surgimento de enfermidades psicossomáticas, ou seja, doenças que afetam a saúde física e mental. Gastrite, úlceras, colites, taquicardia, hipertensão, cefaleia e alergias, além de doenças psico neurológicas e psico oncológicas. Qualquer um sofre, em maior ou menor grau de ansiedade. Mas o transtorno merece atenção redobrada quando passa a prejudicar os relacionamentos conjugais, profissionais, acadêmicos e até mesmo sexuais.
Esse é um tema que merece atenção, pois muitas pessoas sofrem com isso e não sabem como resolver. Na verdade, a pessoa ansiosa sofre por antecipação, porque normalmente é invadida por pensamentos negativos do que poderá acontecer, ou melhor, não acontecer. Diz o filósofo Sêneca: ¨Nada é tão lamentável e nocivo como antecipar desgraças¨. Mas eu prefiro uma citação de Max Lucado: ¨Precisamos ser pacientes, mas não ao ponto de perder o desejo; devemos ser ansiosos, mas não ao ponto de não sabermos esperar¨.