sábado, 3 de maio de 2014

Depressão x Suicídio.

Encontramos cada vez mais pessoas trancadas em seus quartos ¨vítimas¨da depressão. Bem, eu não vou falar de depressão, mas o assunto muito me preocupa. Existe uma estimativa que diz que em 2020, essa será a segunda doença mais comum, perdendo somente pra a isquemia e doenças vasculares. Enfim, mas o alerta vai para o suicídio gerado por essa enfermidade. Dia desses recebi uma ligação de uma jovem de 34 anos precisando de tratamento. Depois de um tempo de conversa ela disse: ¨É que eu tentei me matar¨. Foi tão natural que me surpreendi, foi então que perguntei: O que você fez? Ela respondeu: Enrolei o fio de telefone no pescoço, na frente do meu marido. Continuei, o que ele fez? E ela: Tirou o fio e pronto. Meu Deus, que situação! E muitas vezes é assim, não se procura o psiquiatra , e a essas alturas nem tratamento psicológico. O curioso disso tudo é que até pode parecer uma manifestação histérica, no desejo de chamar a atenção, mas o pior pode acontecer. Engana-se quem pensa que quem tenta se matar não se mata. Mata sim! Olha, eu não estou falando isso à toa, conheço infinitos casos de pessoas que tentaram se matar inúmeras vezes, e se não anunciaram verbalmente, deram sinais claros da despedida. É porque nós não entendemos a linguagem não verbal, e passamos a ignorar certos gestos. Essa moça, certamente não se tratará, pois afirmou que só toma os remédios quando está em crise. É triste, mas é caso de internação. Às vezes tem certas medidas que devem ser tomadas de forma incisivas.
Eu nem sei porque estou voltando nesse tema da depressão, porém fica aqui a minha preocupação e um lembrete que deve ser anotado: Quem tenta se matar, um dia de fato, se mata. E quem está com depressão precisa ser medicado, acompanhado por um psiquiatra e um psicólogo. Não vamos banalizar a depressão e principalmente as tentativas de suicídio de quem está acometido por essa doença. Que sirva de alerta pra quem vive ou convive com esse problema. E também, para os que poderão adquirir ao longo da sua vida. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário