domingo, 30 de março de 2014

A minha expectativa me frustra!


Estive pensando no sofrimento que causa tanto dano ao ser humano, a expectativa. Vejo pessoas queixosas de não serem correspondidas à altura do quanto se doam. Mas, a questão está justamente na expectativa, e isso só tem um nome: Idealização. É, sofremos porque idealizamos um outro da nossa maneira. É um erro nosso que precisa ser reparado. O outro é outro e não nós, por isso se você vive em função do outro, de receber o que deu, fatalmente você sofrerá e jamais receberá aquilo que imaginou. Me lembro bem, que uma vez lendo sobre isso, alguém reclamava do quanto era difícil agradar determinada pessoa, foi então, que tiveram uma excelente ideia e disseram assim: É só você dizer o que quer e pronto. Ah, assim não dá. Soa falso, perde a graça. E o pior, perde a naturalidade. Querer ser agradado o tempo inteiro sugere narcisismo... eu, eu, eu, eu... e o outro coitado, sucumbe a sua existência. Sei que é natural do ser humano dar e querer receber de volta. Mas, quem vive sofrido, sofrendo, o suposto desprezo, já desprezou primeiro. A matemática do amor não computa igualdade de troca. Alguém sempre ganha, e ganha aquele que sabe dar sem pedir nada em troca, sem frustração, sem medo de ser feliz. A lei que rege os sentimentos, possui um efeito dominó, que nos arrasta um após o outro. E já que é para ser arrastado, que seja pela expectativa de dar mais e entender que a recompensa virá, talvez não do mesmo que você se doou, mas de alguém sensível com a mesma sede de dar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário