segunda-feira, 26 de maio de 2014

Bullying!


Olá pessoal! Dia desses depois de assistir a reportagem sobre Bullying no Globo Repórter, despertou em mim pesquisar mais sobre o assunto. Conversando com minha irmã ela foi bastante convicta em dizer: Ah, hoje em dia tudo é bullying. Fiquei aguardando o que ela falaria mais, então ela ilustrou: Eu hein, na minha época de colégio me chamavam de Jarrão, e eu também me lembro até da musiquinha e da propaganda que dizia assim: Ei Jarrão, Ki-suco saboroso geladinhoooo....kkkkk....ela também falou, me chamavam de Boa Francineide, personagem do Jô Soares, eu lembro. Enfim, ela concluiu...e eu nem ligava, não tava nem aí. Eh, bom seria se fosse assim, mas nem sempre é. As pessoas respondem de maneira diferente a diversas situações. E afinal, o que é Bullying?
Bullying é palavra de origem inglesa bully, que significa valentão, brigão, é uma prática violenta que compreende atitudes agressivas, intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por uma pessoa ou grupo causando dor, angústia e sofrimento. A intenção é intimidar e excluir a vítima, isolando-a do meio social. Sugere uma relação de poder onde a vítima deve obedecer o seu agressor, pois ela é ameaçada a não só fazer o que se pede como a ficar quieto.
O bullying não está direcionado só a escola, pode também estar no trabalho, na vizinhança, igreja, família, internet e outros. Tem várias forma de se apresentar, são elas: 
Física: empurrar, socar, chutar, beliscar, bater. Verbal: apelidar, xingar, insultar, zoar. Material: destroçar, estragar, furtar, roubar. Moral: difamar, disseminar rumores, caluniar. Psicológica: ignorar, excluir, isolar, perseguir, amedrontar, aterrorizar, intimidar, dominar, tiranizar, chantagear, manipular, ameaçar, discriminar, ridicularizar. Sexual: assediar, induzir e/ou abusar. Virtual: divulgar imagens, criar comunidades, enviar mensagens, invadir a privacidade (cyberbullying – bullying praticado por meio da internet e de celulares, geralmente de forma anônima.)
Uma criança ou adulto que sofrem bullying dificilmente falará da sua dor, mas o sofrimento, agressividade e isolamento são sinais de alerta, além de choro fácil e tristeza.
Até pelo envolvimento emocional os pais ou alguém próximo não terá condições de conduzir essa situação de maneira equilibrada. Ao notar qualquer diferença no comportamento da vítima em questão, uma ajuda psicológica é de grande utilidade, até para tratar de possíveis ¨estragos¨ causados pelo bullying. Afinal, vítimas de bullying são fortes candidatos a desenvolverem diversos transtornos emocionais.
Abraço, madrugada que chega! Que a nossa terça-feira seja repleta de alegrias. Deus que nos guarde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário