segunda-feira, 26 de maio de 2014

Anorexia e Bulimia!

A exigência com o corpo esguio vem invadindo há muito tempo a mente humana. As modelos e manequins são as primeiras a experimentar esse desafio de quase morte, de não comerem para não engordarem, senão ficam fora dos padrões e deixam de fechar contratos milionários no mundo da moda. A mídia, com seus veículos de informação também estimulam esses padrões e salve-se quem puder.
Eu mesma na minha adolescência, aos 12 anos, me sentindo fora do peso, simplesmente ¨parei¨ de comer e emagreci 11 quilos em 1 mês, não cheguei a ficar anorexa, porque parei a tempo, minha mãe foi o alerta. De 52 kg, passei à 41 kg. Enfim, isso é só um começo de uma história que pode levar a morte. Quem não se lembra do caso antigo da famosa Karen Carpenter, em 1983. Aqui no Brasil, a Carola Scarpa, vítima de anorexia também, em 2011.
Um caso de bulimia é da famosa cantora americana Britney Spears, que tem o transtorno desde os 16 anos. Vamos ver a diferença:
Anorexia Nervosa é um transtorno alimentar que faz com que a pessoa pare de comer ou coma muito pouco, aquelas dietas sem sentido por conta própria. A pessoa tem uma imagem distorcida do seu corpo, mesmo não estando com excesso de peso, é dessa forma que vai se ver. E a medida que vai emagrecendo, continua achando que está ¨gorda¨ e cada vez mais abaixa o seu peso corporal. Vai um alerta para as que usam a Sibutramina para diminuir o apetite e se tornam escrava(o) dessa medicação.
Tem início na adolescência e é considerada uma doença complexa, com componentes psicológicos, fisiológicos e sociais. Na verdade, o que vai reger essa situação é um medo muito grande de engordar.
Bulimia nervosa é um transtorno onde a pessoa ingere alimentos com exagero e depois estimula para vomitar, porque se sentem culpada. São pessoas com problemas de autoestima e obsessivas por dietas e uma perfeita forma física.
Considerado um pouco mais grave a cura da anorexia é mais demorada, pois em muitos casos a pessoa tem que se internar. Requer um trabalho multidisciplinar com Psicólogos, Nutricionista e Endocrinologista. A terapia é fundamental para ajudar o(a)paciente a mudar a sua visão corporal.
A bulimia tem cura através da Psicoterapia e uso de medicamentos( ansiolíticos e antidepressivos). Abraço, fiquem com Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário