segunda-feira, 12 de maio de 2014

Recalque

A palavra recalque está sendo muito utilizada na internet e tem um sentido interessante. Vamos entender esse conceito. A pessoa recalcada sugere uma pessoa invejosa, mas o termo real dos estudiosos tem uma forma menos pejorativa e elegante para traduzir o conceito. Em psicanálise recalque é um mecanismo que remete para o inconsciente emoções, pulsões e afetos que são considerados repugnantes para um determinado indivíduo. A repressão desses sentimentos para o inconsciente não os elimina do quadro psíquico, e podem causar distúrbios no indivíduo. O recalque é o processo psíquico através do qual o sujeito rejeita determinadas representações, ideias, pensamentos, lembranças ou desejos, submergindo-os na negação inconsciente, no esquecimento, bloqueando assim os conflitos geradores de angústia. Para sair desse conflito a pessoa faz um movimento em que realiza alívio para si. Normalmente, elas vivem na negação de coisas e situações que aconteceram e acontecem como forma de satisfazer seu próprio ego. O eu ( consciente) da pessoa fica preenchido de defesa para não se angustiar. Como é improvável que o conteúdo seja destruído ou esquecido ele costuma fica mantido no inconsciente e aparecem em forma de sonhos e comportamentos neuróticos.Além de atos falhos também, Ou seja, são representações.Eu reprimo oque me é intolerável e deixo sem chance de disfarçar oque de fato o inconsciente revela. Um mecanismo mental de defesa  contra ideias que sejam incompatíveis com eu. Por isso, tantas pessoas associam esse termo tão complexo de forma simples e com uma dose de humor negro. Eu concluo dizendo, as ideias que crio já existem na minha mente inconsciente antes de eu me defender. A dor de conhecer o seu mais íntimo desejo, é a mesma dor de descobrir que ele não é o que imaginamos. Nós somos o retrato falado do que nunca conhecemos. Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário