sexta-feira, 27 de junho de 2014
A simplicidade da vida!
A simplicidade da vida é algo que deveria chamar atenção das pessoas. Lendo alguns capítulos de um livro fiquei pensando como eram importantes certas histórias que li. Uma delas falava de um casal que tinha um relacionamento pouco amistoso de longas datas. Tão comum hoje e quem sabe no passado. Mas de repente, por conta de uma reviravolta na vida deles tudo mudou. Uma notícia de doença e um possível desengano dos médicos trouxe à tona uma vida bem diferente. Pensei: Por que que tem que ser assim? Esse é só um exemplo ¨drástico¨ capaz de mexer com o emocional de qualquer um. Enfim, nessa hora tudo é importante, valorizado, observado. O sorriso fica fácil, não mais aquela face carrancuda e amargurada. Nossa, teríamos milhões de exemplos, mas preferi esse. Afinal, é uma questão de vida ou morte. No corre corre da vida, não percebemos ninguém, nem nós mesmos. Temos alguém sedentos do nosso amor e nós aguçamos a indiferença. Mais amor, por favor! Mais carinho, mais abraço, mais aconchego. Abra os braços! Sorria para vida. ¨Faça o que for necessário para ser feliz. Mas não se esqueça que a felicidade é um sentimento simples, você pode encontrá-la e deixá-la ir embora por não perceber sua simplicidade¨. Martha Medeiros. É isso mesmo, a felicidade é vulnerável aos acontecimentos da vida. Freud disse uma frase interessante que devíamos seguir: ¨Não permito que nenhuma reflexão filosófica me tire a alegria das coisas simples da vida¨. Cada um sabe o que lhe encanta, o que te lava a alma, o que lhe deixa maravilhado. Resgate o tempo perdido, o olhar inquieto, o toque com pressa, a ligação escassa, o abraço furtivo, e a vontade desamparada. Não seja a mobília da casa, decore a sua vida. Cultive plantas para que as borboletas venham, elas sempre visitarão o seu jardim. E porque não finalizar poeticamente no embalo de Carlos Drummond de Andrade: ¨Que a felicidade não dependa do tempo, nem da paisagem, nem da sorte, nem do dinheiro. Que ela possa vir com toda simplicidade, de dentro para fora, de cada um para todos¨.
sábado, 21 de junho de 2014
Todos dão sinais!
Se as pessoas fossem mais atentas, elas poucos se surpreenderiam com os outros e algumas situações. Todos nós, sem exceção damos os sinais de comportamentos futuros, a curto, médio e longo prazo. Só não vê quem não quer, não consegue, ou não pode. Não vou dizer que é o óbvio porque depende de observação. Pessoas não tem o poder de disfarçar sem deixar vestígios. Todas deixam o rastro da verdadeira face. Gestos, atitudes, palavras que se perdem. Somos previsíveis, somos repetitivos, difícil não perceber. Todos dão sinais o tempo todo e isto não é um fato é uma realidade. Nada acontece por acaso e muito menos de repente. Sem ilusões é possível perceber o reflexo do amor, do ódio, da indiferença e outras tantas emoções. Emoções que não sabemos controlar. Perdemos o limite, o fio da meada, quando tudo que precisamos é mostrar o que estamos sentindo. Nada nos impede na hora de sermos nós mesmos, tenta-se um disfarce qualquer, mas um olhar condena, uma palavra, um encontro ¨casual¨, um sorriso espontâneo e revelador. Uma empolgação injustificável, um sim sugestivo, um não quase talvez, condena o medo de magoar e assim vai. Não diga que isso é coisa de Psicólogo. pois a grande vantagem de ser um observador em potencial, pode diminuir ou aumentar as expectativas, mas com certeza nos pouparão de surpresas desagradáveis. ¨Não é que você não espera, de fato você não observa o que interessa. Tá distraída(o) com você mesma( o), talvez com seu egoísmo e termina por não perceber os sinais. Mas a gente não escuta só as palavras: a gente ouve também os sinais¨. Martha Medeiros. "É o olhar característico do amor que torna a pessoa sensível e atenta para perceber os sinais e demonstrações de afeto, por mais pequenos que sejam ou que aparentemente assim o sejam, que fazem nascer no coração um fundamental sentido de reconhecimento em relação a vida, aos outros, a Deus. "Santo Agostinho, para refletir.
quinta-feira, 19 de junho de 2014
Quando a noite chega!
A noite é cúmplice do dia, é com ela que fazemos uma retrospectiva de tudo que passamos no dia. Se o dia não foi foi bom e agradável a noite nos traz nostalgia de um dia qualquer melhor. Ansiamos que o novo dia comece e a noite vá embora, que o sono nos devolva a paz esquecida ou perdida em algum lugar. A noite tem seu glamour com o céu repleto de estrelas, mas também tem escuridão que nos causa medo. A noite desperta sentimentos escondidos se o sono demora a chegar, nesta hora a solidão fala alto. Os pensamentos gritam, mas só incomodam, inquietam quem não dorme. A noite tem um silêncio assustador para quem não dorme, onde qualquer barulho é capaz de acelerar o coração. A noite que não dorme dentro de você fica acordada para ver o dia amanhecer. Mil pensamentos não te deixam esquecer de nada em um abrir e fechar de olhos, lá estão eles tirando o pouco do sono que te resta. É sempre a noite, na hora que fica você com você mesmo repensando o dia que passou. E porque não poetizar: ¨Sim, minha força está na solidão. Não tenho medo nem de chuvas tempestivas nem das grandes ventanias soltas, pois eu também sou o escuro da noite¨. Clarice Lispector. Não existe outro momento e lugar que nos dê uma particularidade tão íntima com nós mesmos como a nossa cama e a hora sagrada de dormir. Se o sono não vem, um alerta desperta em nós. Mesmo que não seja frequente na minha ou na sua vida essa situação conflitante, a quem carregue consigo esse fardo de ter um encontro marcado com a própria consciência toda noite. Não é um mero acaso, é algo que persiste como um tic tac do relógio que incomoda se o silêncio ecoar assustadoramente. Então deixemos de lado a agonia e seguimos por outra vertente. Refaz o teu dia no dia seguinte e deixe a noite calar seu silêncio, feche os olhos e troque os pensamentos por sonhos. Te empresto aqui uma frase que fará você deixar tudo isso e só lembrar que: ¨Se nada de estranho te surpreendeu durante o dia, é porque não houve dia¨. John Archibald. Pense nisso!
quarta-feira, 18 de junho de 2014
Ainda dá tempo!
Tenho visto pessoas amarguradas fazendo um balanço da sua vida passada e se entristecendo de sobremaneira . Pensam ter perdido o tempo precioso da sua vida com pessoas e situações. E como se tivesse jogado a própria vida no lixo. Enumeram mil e uma situações que não justificam alegria, muito pelo contrário, só dissabores. Essas pessoas parecem ter entrado de um dia para o outro numa porta mágica que fez que tudo mudasse. Nem ela sabe como chegou nesse estágio de ser a tradução do sofrimento. Mas eu te digo, ainda dá tempo. No sei quantos anos você tem e nem o dano que causou na sua vida e na vida de outros a sua volta. Infelizmente, respingos também queimam e deixam marcas. Ainda dá tempo de inverter esse quadro e resgatar sentimentos. Falo de sentimentos, porque eles são os primeiros a esfriar quando estamos vazios dentro de nós. Ainda dá tempo de conversar com Deus e pedir um belos conselhos, uma direção. Feito isso, perdoe a si mesmo pelos erros e depois a quem te machucou, molestou sua alma, seu coração. Agora, meio caminho já andamos, vamos agora traçar uma meta e seguir em frente sem olhar para trás. Admirar cada conquista, enfeitar os desafios, superar os outros e você. Diminuir a bagagem e abrir as possibilidades. Agarrar as oportunidades. Sentir-se feliz por ser você. Sentir paz para sorrir todos os dias. Então pensa aí: ¨Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver¨. Dalai Lama. ¨Tudo é precioso para aquele que foi, por muito tempo, privado de tudo¨. Friedrich Nietzsche. ¨A verdadeira medida de um homem não se vê na forma como se comporta em momentos de conforto e conveniência, mas em como se mantém em tempos de controvérsia e desafio¨. Martin Luther King Jr. ¨A prosperidade revela os vícios, a adversidades, as virtudes¨. Diderot. Ainda dá tempo de concluir o inacabado, ainda dá tempo de começar oque acabou.
segunda-feira, 16 de junho de 2014
Não tenha pressa!
É preciso cautela para ver e ouvir palavras jamais dita. Sou dessas, não gosto de nada apressado. Meus pensamentos são inquietos e por isso escrevo. É um dom que procuro explorar em prol de outros. Então vamos, porque falar de mim não é a questão.
Não tenhamos pressa para nada. Literalmente a pressa é inimiga da perfeição. Mas a perfeição que me refiro talvez não seja a mesma que a frase quer dizer. Me refiro a dar atenção e estar inteiro com excelência, digamos. Falo de pessoas e não de coisas. Falo de afeto e não de resultados. E hoje me veio um pensamento que me pergunta: Quanto tempo eu tenho com você? Sim, estou falando de morte. Nós nunca sabemos qual será a última vez. Dia desses eu falei com meu cunhado por telefone dois dias antes dele falecer. Ele hospitalizado e eu falando como se pudesse revê-lo pessoalmente em breve. Isto não aconteceu, mas deixou em mim um sentimento de despedida. Não vou falar de despedida, pois isso já falei em outro texto. Vou falar do valor que damos em estar com alguém. Muitas vezes, me pego com esse pensamento: ¨Será essa a última vez¨. No mesmo instante eu penso: Então, que seja o melhor. Essa tem sido minha ¨preocupação¨ diária. Venho aqui lançar uma proposta, talvez um desafio. Por onde quer que passe deixe sua marca. Olhe nos olhos, dê atenção, afeto, esteja disponível. Não adianta estar de corpo presente e distante do coração. ¨Não há céu sem tempestades, nem caminhos sem acidentes. Não tenha medo da vida, tenha medo de não vivê-la intensamente¨. Augusto Cury. ¨Enquanto o tempo acelera e pede pressa, eu me recuso, faço hora, vou na valsa...a vida é tão rara¨. Lenine. ¨Ando devagar porque já tive pressa, E levo esse sorriso, porque já chorei demais. Hoje me sinto mais forte, mais feliz quem sabe, Só levo a certeza de que muito pouco eu sei, ou Nada sei. Cada um de nós compõe a sua historia, cada ser em si. Carrega o dom de ser capaz, e ser feliz¨. Almir Sater cantou essa canção que poetiza todo nosso ser. É devagar, é com o tempo que as coisas se ajeitam ou desajeitam de vez. Então deixe de pressa, senão você sempre esquecerá o que nunca viu. Eu fico com uma dica grandiosa de Dostoiévki, que diz: ¨Para se conhecer qualquer pessoa é preciso ir se chegando a ela devagar e com cautela, para evitar equívoco e preconceito, coisas bem difíceis de corrigir e reparar depois¨.
Com amor e fé!
"Seja você quem for, seja qual for a posição social que você tenha na vida, a mais alta ou a mais baixa, tenha sempre como meta muita força, muita determinação e sempre faça tudo com muito amor e com muita fé em Deus, que um dia você chega lá. De alguma maneira você chega lá."
Ayrton Senna
domingo, 15 de junho de 2014
A raridade de ser você!
Você é muito importante e ainda não se deu conta disso. Você vive se menosprezando nas entrelinhas, uma lamentação atrás da outra, capaz de mostrar toda sua insatisfação. Chega de ficar vivendo de nostalgia e tristeza, achando que nada para você dá certo. Você é uma raridade e não tem preço. Tem qualidades que muitas pessoas não tem. Você precisa aprender a se valorizar e reconhecer a preciosidade que existe em você. Não adianta olhar no espelho, tem que olhar para dentro de si. Descubra suas qualidades, seus talentos, não esconda de ninguém. Não tenha medo de errar de achar que ninguém vai gostar, o que você vai mostrar é só seu. Vamos lá, aprenda a se admirar, a gostar de você. Não espere reconhecimento, não espere ser olhado. Seja você o(a) dar o primeiro passo na satisfação de ser você, com um monte de defeitos e qualidades únicas e exclusivas. Se você não as conhece é possível que venha a conhecer no momento que lembrar dos seus feitos. É preciso voltar no tempo e enumerar a quantidade de coisas boas que você já fez. Aprendemos com os erros, mas senão tomarmos cuidado ficamos acorrentados na culpa de ter errado e esquecemos dos acertos. Os erros ensinam, e os acertos nos molda, nos transforma em alguém melhor. Não se deixe enganar pelos encantos alheios, porque pode ser que você seja mais belo(a) do que o que você tem visto por aí. A beleza de cada um é revelada através do ¨tamanho¨ do coração, não contabilize os defeitos, faça coleção das suas qualidades e a dos outros também, desse jeito será belo(a) para sempre. Concluo esse texto com uma frase que diz assim: ¨ Achei qualidades em mim. Lá no fundo, bem lá no fundo. Aonde poucos tem paciência de chegar, ou enxergar¨. Querido John. Que sejamos nós os precursores a ter paciência e enxergar a raridade que mora dentro de nós.
sábado, 14 de junho de 2014
Exigência!
Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim, evitarás muitos aborrecimentos.
Confúcio
Devemos!
Devemos nos comportar com os nossos amigos do mesmo modo que gostaríamos que eles se comportassem conosco.
Aristóteles
Codependência emocional!
Vou falar sobre Codepedência afetiva. Respeitando as novas regras do português antes co-dependência, agora codependência.
Dia desses eu falei de crise de Identidade, não sei se todos leram, mas o assunto em questão nada mais é do que a perda da identidade, ou seja, eu só me vejo através do outro. Dependo do outro para funcionar em tudo ou quase tudo. Considerada uma relação perigosa é desgastante viver assim. Viver na expectativa do outro é no mínimo constrangedor.
A codependência é uma doença da alma, com o tempo nos distanciamos tanto de nossa verdadeira identidade que acreditamos em sua inexistência e, simultaneamente, nos identificamos completamente com o eu falso ou codependente. Esta separação interna nos leva a acreditar que apenas alguém, ou algo fora de nós, pode nos trazer a felicidade.
Existem pessoas que vivem na expectativa da felicidade, achando que se conseguir algo, tudo mudará para melhor. Onde o sentimento do depois muitas vezes se torna frustrante. É a espera da tão sonhada viagem, o novo emprego, etc. Acreditando que a situação vai melhorar caso uma dessas coisas aconteça e não entendem que na verdade a questão gira em torno da própria pessoa, da dependência que permitiu colocar em algo ou alguém.
A codependência tem origem e é reforçada nas instituições (família, escola, empresa, igreja) baseadas em regras rígidas de comportamento que impedem a espontaneidade, em que não há espaço para a expressão de nossa verdadeira identidade.
São inúmeros comportamentos que irão demonstrar a codepedência da pessoa. São eles: Tende a extremos - ou é agressivo ou apático, não sabe lidar com limites - ou é agressivo ou isola-se, percebe o outro como útil a si mesmo, ou evita assumir responsabilidade ou assume responsabilidades dos outros, controla de forma obsessiva, rejeita críticas e feedback, expressa a raiva de forma destrutiva, não têm empatia por outras pessoas, é rígido e perfeccionista, o contato pessoal é tóxico, enfraquecedor.
Enfim, só mesmo com ajuda psicológica para que a pessoa possa resgatar a sua identidade e entender que está vivendo de forma negativa, trazendo sérios prejuízos para ela e também para pessoas do seu convívio. Abraço, Edna Vianna.
sexta-feira, 13 de junho de 2014
Vai valer à pena!
Mesmo que as circunstâncias queiram te paralisar e fazer você acreditar que é melhor parar, que nada mais faz sentido, você está ferido demais e com muito medo de se machucar mais, não desista. Não vê saída, resposta, nem sabe por onde ou pra onde vai. Uma vontade imensa de fugir de tudo e de todos. Falta ar, falta energia, falta ânimo, falta coragem para seguir a caminhada, para cair e levantar tamanha é a sua dificuldade. Quando estamos assim é preciso parar, respirar fundo e tentar de forma valente apagar da mente tudo que impede de seguir. Encontrar a razão de valer à pena não desistir. Talvez falte tão pouco, mas você está exausto(a), pensando já ter perdido a última oportunidade de virar esse jogo. Ainda que o dia amanheça nebuloso, cinzento, triste... não se canse de esperar o sol no dia seguinte. O filósofo Sócrates disse: ¨Que uma vida sem desafios, não vale à pena ser vivida¨. Precisamos sentir a necessidade de aprender, nem que seja com os tombos. Seguir em frente apesar de tudo, apesar de todos os empecilhos. Aprenda com a dor, com a perda que é preciso continuar. Nenhum problema é definitivo. Não se deixe arrastar pela correnteza da vida, mas também não a deixe com cheiro de guardada como roupa sem uso no armário. Levante a cabeça, espana a poeira e dê um brilho nos seus passos. Ilumine a estrada, coloque um sorriso no rosto e vai confiante que encontrará a sua felicidade. Não interrompa seus planos, seus sonhos só porque eles lhes parecem tão distante. Eles irão se realizar, vale à pena esperar mais um pouco. Vale à pena não deixar a vida virar um beco sem saída. Vale à pena surpreender a vida superando a cada dia o que chamamos de limite da nossa alma.
quinta-feira, 12 de junho de 2014
Aceitando pessoas!
Um assunto bem polêmico e que nos intriga de verdade. Pessoas são diferentes na sua maneira de agir, se apresentam de diversas formas e saem por aí a adquirir inimigos e aliados o tempo todo. Vamos identificar o estilo de cada um, rsrs. Tem pessoas educadas, polidas, que pensam no que pode ou não falar. Em contrapartida, tem pessoas que falam o que vem a mente e pronto. Essas também, podem ser enquadrada nos sinceros que precisam falar a qualquer custo dos seus reais sentimentos. Se não tiver um pouquinho de cuidado torna-se rapidamente grosseira e aí muda todo contexto. Vamos agora falar dos tímidos que pensam e repensam mil vezes o que vão falar e quase sempre não falam. Enquanto outros expansivos, falam, dão opinião sem medo de nada. E o que não dizer dos românticos, aqueles que parecem carregar um coração na cabeça. Mas temos também os frios, que parecem que eles mesmos estão congelados. Tem também os carinhosos, nem precisam muitas vezes te tocar, sua voz melodiosa beira a sedução. Temos também os brutos, broncos, vale também para as mulheres, do tipo que um tapa nas costas, ou um apertão de mão resolve tudo. E num momento de fraqueza, aparece o sentimento, e acreditamos na velha frase: ¨Os brutos também amam¨! O que dizer dos atenciosos, ah, desses eu gosto! Parece estar sempre te dando prioridade e ¨gastando¨ seu tempo de forma exclusiva. Tem também os que nem te olham, nem percebe que você está por perto. Tem os que adoram ajudar e estão disponíveis, enquanto outros você pode implorar uma mínima ajuda e nada acontece. Para finalizar, temos o indiferente, esses parecem fazer questão de ser assim, simplesmente você não existe para essa pessoa. Tem os que desprezam com fervor e sentem-se felizes por isso. Os alegres, com um humor invejável são poucos, mas os mal- humorados parecem uma infestação. Concluo de forma tranquila para mim e pra você, não adianta, seja como for, de qualquer forma te atingirá para o bem ou para o mal. A melhor maneira de criar amigos e eliminar inimigos é conhecer a si mesmo, só assim você saberá administrar pessoas e não sofrer com as surpresas.
terça-feira, 10 de junho de 2014
Boas notícias!
Me mande boas notícias, por favor! Já não aguento mais ouvir a mesmice de notícias tristes. As pessoas não conversam , não se olham , não se tocam. Elas só falam uma das outras. Exaltam os defeitos alheios e a sua maior qualidade ela nunca viu. Ah, quero boas notícias. Apresente sua delicadeza, para enxergar melhor. Nossa, como careço de boas notícias. Notícias de alegria, de felicidade. Já não dá mais para ouvir tanta derrota, tanta desilusão. O tempo está passando e você nunca quis saber da minha história. Nem percebeu que estou do seu lado à espera de um olhar diferente. Desses que a gente sente e gela de tanto que constrange. Me dê a chance de te conhecer. Me dê a oportunidade de ouvir de você essa boa notícia que anseio. Ei, psiu?! É com você que estou falando, pode me escutar só dessa vez? Vou dizer para você o que sinto, vai se preparando para ouvir uma grande novidade, não chega ser uma boa notícia pra mim, mas com certeza será pra você. Daqui a uma hora, na próxima estação, vai passar um trem que vai te levar para bem longe. Vai dar tempo de você refletir bastante, e quando você chegar, dá uma olhada para trás e vê se eu sou igual aquela que você deixou. Mas não fale nada, no dia que você voltar procure saber se eu ainda sou aquela que você pensou. Não, não fique na dúvida, me pergunte, e eu te responderei. Eu sou aquela que te deixou partir para te dizer que você nunca quis ficar e a boa notícia eu vou te dar. Deixe ir quem não te quer, quem te quer nunca te deixará.
Texto inspirado num desabafo de alguém inconformado(a) com a despedida de um grande amor.
segunda-feira, 9 de junho de 2014
Perdoar!
Perdoar é digno, mas tem que ser de coração porque se você perdoa da boca pra fora apenas acalanta o coração dos ansiosos.
Bem maior que isso!
Você é bem maior que tudo isso. Maior que seus problemas e suas dores. Maior que o tempo que não deixou alternativa e te deixou perdida(o) no meio da escuridão. Maior que o medo insensato de que nada dará certo. Maior que os caminhos sem volta de uma viagem infinita. Maior que as palavras de ofensas que foram ouvidas e ecoam na mente 24 horas. Maior que o desprezo diário de quem nunca se importou com você. Maior que o sol escaldante no deserto sem água. Maior que o grito ensurdecedor que não te deixa ouvir mais nada. Maior que agonia de não poder resolver uma situação. Maior que a mentira que revela o seu coração frágil. Maior que o tempo que marcou o seu passado. Maior que a única esperança que te resta para mudar tudo agora. Maior que o beijo sem gosto de alguém que nunca gostou de você. Maior que as promessas não cumpridas que você acreditou. Maior que o desprezo diário de quem nunca te notou. Maior que a verdade oculta que nem você descobriu. Maior que o desejo alimentado que não passou de uma simples vontade. Maior que a dúvida que não traz nenhuma resposta. Maior que os sonhos dilacerados que a vida não proporcionou. Maior que a despedida inesperada de alguém que não quis ficar. Você é muito maior, é um gigante, diante de qualquer desafio se você olhar do alto, seu problema estará no chão.
domingo, 8 de junho de 2014
Mulher amada!
Mulher amada
Tem sorriso estampado, olhar brilhante e pele saudável
Mulher amada
Se encanta, se lança, dança a valsa
na melodia do amor
Mulher amada
Por vezes desafiada, não nega sua essência frágil
na presença do homem que lhe desejou
Mulher amada
É bela, seu olhar revela a doçura, reflexo da gratidão
Mulher amada
Se torna encantada, no auge,
realizada com a vida que seu sorriso enfeitou
Mulher amada
Sua alma colore os olhos embriagados de amor
Mulher amada
Agora já conquistada, totalmente desarmada
Contando os anos que passouMulher amada
Já se sente inspirada antes mesmo declarada
Antes namorada, agora mulher amada!
sexta-feira, 6 de junho de 2014
Elogiar faz a diferença!
Parece que já faz parte do ser humano não elogiar, ou seja, não saber valorizar e muito menos dar uma palavra de incentivo. As pessoas vivem a espreita de uma falha para prontamente criticar. O elogio faz toda diferença, porque muitas vezes bastaria uma palavra de reconhecimento e outra de amor. As pessoas de um modo geral tem dificuldade em elogiar, talvez porque pensem em estar enaltecendo e isso geraria um certo ar de superioridade ao elogiado. É necessário, faz bem ¨aplaudir¨ uma atitude digna, que apresente a qualidade de alguém. Falta em nós o que sobra no outro e isto nos revela uma dose de egoísmo, onde vai prevalecer aquilo que enaltece as nossas próprias qualidades, e a do outro pode ficar escondida, no oculto. É preciso antes de tudo honestidade para reconhecer que o outro não deve ser ignorado no bem que praticou. Trocando em miúdos, substituir a crítica pelo elogio é um sinal de união entre pessoas, consideração e reconhecimento, onde nutrir a paz é mais importante que declarar guerra. ¨O homem pode defender-se dos ataques; contra o elogio se está sempre indefeso¨.Sigmund Freud . Que fique aqui um alerta para todos nós. ¨Tem gente que pensa que só porque iniciou a frase com: “Me desculpe, o que vou dizer. Adquire automaticamente o direito de falar qualquer absurdo que lhe venha à mente¨. Marisa de Abreu - Psicóloga. ¨A ciência moderna ainda não produziu um medicamento tranquilizador tão eficaz como o são umas poucas palavras bondosas¨. Sigmund Freud - Psicanalista. Que possamos exercitar a bondade e apreciar o outro no que ele tem de melhor.
quarta-feira, 4 de junho de 2014
Tente outra vez!
Tente outra vez, tente mais uma vez. Quem sabe é nessa remota chance que você tem, que tudo dará certo. Esqueça as outras tentativas frustradas, que deixaram em você tristeza de nunca ter dado certo. Não se deixe intimidar pelo desânimo. Não perca a oportunidade de fazer diferente, de olhar por outro ângulo. Sim, às vezes só falta isso, olhar por outro ângulo. Se deixe devanear pelos pensamentos até que ele se alimente dos sonhos esquecidos e seja renovado pela expectativa de que agora vai dar tudo certo, Se encha de alegria e satisfação. Visualize a conquista e finalmente dessa maneira vai dar certo. Mas olha, não desista de tentar de novo, caso não seja dessa vez. Não perca a fé, não perca o chão. Na caminhada um pouco mais a frente tem um placa enorme dizendo: Deu certo! E naquele instante você lembra que poderia ter desistido. Uma sensação de desespero e alívio tomam conta de você. Assim como, eu e você, podemos entender no final, que valeu à pena tentar mais uma vez. nunca pense em desistir, apesar da dificuldade, da falta de coragem, do medo de perder. Adote essa frase para sua vida e siga em frente: ¨Diante de uma dificuldade, substitua o não consigo pelo vou tentar outra vez¨. E para finalizar, não sei quem escreveu essa frase, mas que possamos trazer para nós essa realidade: ¨Tentar não significa conseguir, mas todos que conseguiram um dia tentaram¨.
terça-feira, 3 de junho de 2014
Quanto mais perto, menos se vê!
Assistindo o filme Truque de Mestre, me despertou escrever motivada por uma frase que muito me chamou atenção: ¨Quanto mais perto você olha menos você vê¨. Na mesma hora corri e escrevi a frase para falar sobre isso depois. Eu concordei de imediato, mas depois comecei a pensar mai. Me veio a mente situações que eu mesma passei e pude sentir a realidade dessas palavras. Não posso me detalhar, pois é assunto íntimo. Porém, confesso sem medo de errar que ampliei minha visão quando decidi assistir de longe certas coisas. A convivência diária e muito próxima confunde a nossa visão, porque a emoção pode falar mais alto e distorcer tudo. Situações que enfrentamos nos provoca um resultado tão imediato que pode ser confundido. Mas basta um pouco de distância física ou emocional para desembaçar a visão. Tal como uma lente que aumenta as letras embaralhadas. Dizem também por aí que o pior cego é aquele que não quer enxergar e quem sabe essa não seja nossa limitação? Não querer enxergar o que vai doer, o que vai machucar. São tantas as razões, que a própria razão desconhece. Basta entender que a nossa visão está de mãos dadas com o coração. Certamente que não vamos enxergar o que nos fere a alma e nos apresenta definitivamente o que não queremos ver. Por isso, nos autoavaliar é covardia, poucos são os que admitem suas reais falhas. A autoanálise é perigosa e duvidosa tamanha nossa incapacidade de enxergar o que acolhe ou desnuda nossa alma. ¨Não somente uma certa maneira especial de ver as coisas, senão também uma impossibilidade de as ver de qualquer outra maneira¨. Carlos Drummond de Andrade. E como não concluir com uma verdade tão pertinente, que diz: "Você pode fechar os seus olhos para as coisas que você não quer ver, mas não pode fechar os seu coração para as coisas que não quer sentir." William Shakespeare. E como não dar crédito ao que Albert Einstein falou: ¨Algo só é impossível até que alguém duvide ou prove o contrário. A maioria de nós prefere olhar para fora e não para dentro de si mesmo¨.
segunda-feira, 2 de junho de 2014
Saco com fundo!
Decidi viver minha vida, exatamente isso! Nas entrelinhas posso dizer que foi a melhor decisão dos últimos tempos. Não que antes eu não fizesse isso, mas agora é diferente. Decidi recordar o passado com gratidão e ver que tudo foi muito bom. Aprendi muito com todos os erros. Aprendi a amar tão intensamente, que pessoas já não me reconhecem de tanto que tenho olhado para mim. Não é egoísmo e nem egocentrismo é uma vontade muito grande de ser melhor. Um desejo infinito de amar sem medida. Quebrar barreiras e esquecer os dias maus. Contemplei a natureza e percebi que a simplicidade é a forma mais autêntica da felicidade. Para ser feliz só é preciso querer, porque se ficarmos olhando o que não temos, ficamos à espera de algo acontecer, mas se ficamos satisfeitos com o que recebemos a alegria toma conta de nós e tudo parece mais fácil. Resolvi ficar satisfeita, aceitar as coisas como elas são e não como gostaria que fosse. Relaxei, descansei, me embalei no eterno sonho de estar bem. Resolvi deixar de lado todos os dias, situações e pessoas que me magoaram. Adquiri um saco sem fundo para guardar o que nunca prestou e nem vai prestar e também adquiri outro com fundo, neste eu coloquei e continuo colocando as coisas boas, adoráveis que envolvem o meu coração. Esse eu guardo num lugar especial da casa, num cantinho só meu. Mas quando chega alguém que quer saber de mim, precisa ouvir minha história, eu digo: ¨Senta que tenho muito pra te falar, minhas vitórias são muitas, e as derrotas eu deixei no saco furado e elas caíram, nunca mais ouvir falar sobre elas¨.
Assinar:
Postagens (Atom)