quarta-feira, 26 de março de 2014

A paz da maturidade!


Hoje eu vou falar de um assunto que considero importante: A paz da maturidade. Algo que edifica e nos faz pensar. ¨A maturidade nos faz perceber que não podemos mudar os fatos¨, diz o Padre Fábio de Melo. Augusto Cury também fala, que ¨Uma pessoa imatura pensa que todas as suas escolhas geram ganhos¨. Uma pessoa madura sabe que todas as escolhas tem perdas. Teríamos milhares de frases e textos que falam sobre o assunto. Mas o que eu quero mesmo é falar da paz que vem com a maturidade. Digo isso, porque vejo pessoas se comportando com um grau de imaturidade que não combina com a sua idade. Verdadeiramente idade não justifica maturidade. As pessoas imaturas são tensas, ansiosas, à espera de nunca perder. Isso me faz lembrar algumas crianças que eu atendo que ficam ¨revoltadas¨ quando perdem o jogo junto dos amiguinhos. Mais que natural, pois possuem a inocência, a fantasia de que ganhar um jogo o faz importante, digamos assim. Enfim, a maturidade nos faz perder a ingenuidade e adquirir paz. Perdemos também a urgência, a pressa... Uma pessoa madura conquista paz porque sabe esperar. Existe um fato incontestável que explica a imaturidade com impulsividade. Agir sem pensar sugere falta de maturidade. Ficaríamos horas aqui explicando sobre o assunto, mas a ideia não é essa, a ideia é ler e refletir. Discutir, opinar, concordar, discordar e interagir. Então, eu concluo com uma frase de Augusto Cury: ¨A sabedoria de um homem não está em não errar, chorar, se angustiar e se fragilizar, mas em usar seu sofrimento como alicerce de sua maturidade".


Nenhum comentário:

Postar um comentário