quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Quero ser bambu

Boa madrugada, amigos! Quero ser bambu, esse é o assunto.
Muito interessada em falar algo que talvez alguns já conheçam, mas que tamanha grandeza de informações podem ter sido desperdiçadas ao longo de muitos anos e muitos nem perceberam. 
Te convido a mergulhar nessa história motivadora e especial. Com um requinte de detalhes e dicas pra lá de valiosas e importantes. Quero ser bambu e você? Para início de conversa o bambu leva 5 anos pra apontar algum sinal de que a planta existe. Nesse tempo germinou,  foi regado, fertilizado e debaixo da terra crescia enormes raízes. Para tudo, agora vamos nos detalhar e entender porque desejar ser bambu é no mínimo motivador. O bambu tem fortes raízes e levou por volta de cinco anos pra desabrochar. Logo o bambu é persistente e muito paciente. Ele também tem fortes raízes horizontal e vertical, praticamente uma trama. Sua fragilidade é só aparente, não se engane.  NÃO SUBESTIME A SUA CAPACIDADE OU A DO OUTRO APENAS PELA APARÊNCIA. Eles possuem nós, são ocos por dentro, flexíveis, crescem somente para cima e galhos pequenos. O que podemos aprender para o resto de nossas vidas é praticar  que devemos saber esperar o tempo que for para alcançar nossos objetivos sem desanimar. Enquanto as raízes que fortalecem nesse tempo são para que nos tempos maus você não seja abalado e arrancado de onde está. Portanto, não se intimide  com as adversidades. A flexibilidade do bambu é o motivo pelo qual ele enverga para se adequar a ventania ou fortes chuvas. O bambu é tolerante, não luta contra a natureza. Sugere humildade, afinal tem que se curvar para não quebrar. Os nós, são os problemas que doem, surgem, tentam nos tirar do foco, olhando para o longo tempo de espera. O bambu é oco por dentro, e isso demonstra a necessidade de não pensar em nada, não associar nada, não entender, não perguntar, simplesmente esperar a hora de em poucas semanas depois de 5 anos, crescer mais de um metro por dia. Busque a sabedoria no vazio. Outro fator importantíssimo, o bambu não cresce isolado, ele vive em comunidade. Adquira o espírito de grupo, de irmandade. Sozinho não somos fortes o suficiente. Quando as forças se unem, fica bem mais fácil atravessar os obstáculos e adversidades que a vida nos impõe. Ele também cresce para o alto, para demonstrar a evolução e o crescimento contínuo, onde pode crescer ainda mais de acordo com as estações, assim como nós. Possuem galhos pequenos, não atrapalhando o outro e nem cultivando  espaço desnecessário. Podemos aprender com o bambu a simplicidade e o desapego e claro a parte fundamental. Bambu não estende, não precisa chamar atenção dos outros, perdendo tempo em provar ou mostrar o que é. Completamente desnecessário, pois passa ser o motivo de você perder a sua meta. Seja simples, seja útil, seja você em forma de bambu. Pense nisso, pratique isso!

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Fases da vida

Não é novidade pra ninguém que a vida é feita de fases, tal qual a lua. Como se a vida rodasse de tempo em tempo como roda gigante, à cada segundo num lugar. Fases diversas envolvem períodos da nossa vida. Tempo de expectativa, frustração, felicidade, tristeza e decepção. Um misto de emoções e às vezes várias em uma só. E se deixar ficamos ali achando que aquele momento é eterno, não importa se é bom ou ruim. Ledo engano, que ultrapassa nosso entendimento. Se for momento de perda então, nos dá a impressão de que o vazio nunca vai passar; mas um dia passa e outro sentimento menos agressivo substitui. A caminhada continua, mesmo o fardo sendo pesado. Porém, jamais, em hipótese alguma, devemos esquecer que aquela preciosa felicidade que quase nos deixou em transe, em estado de extremo contentamento, também passou e sempre vai passar. Poetizando o texto e lembrando da canção, vamos entender as fases da lua. ¨Quando ela roda é nova, crescente ou meia lua é cheia. E quando ela roda minguante e meia, depois lua novamente. Quem disse que a lua é velha? Mente quem diz que a lua é velha¨. Em total estado de mutação, vai mudando e trazendo os benefícios e os não benefícios que ela produz.  Sendo assim, precisamos conhecer os conceitos e ficar íntimos de como funciona esse processo emocional dentro de nós. Do grego phásis, «aparição de uma estrela». Uma etapa um período, quer seja bom ou ruim. E para nos familiarizarmos e entendermos precisamos identificar as etapas de cada fase, o período que começa e deve encerrar. Assim como um bolo que assa no forno, não pode passar do tempo. Também somos nós, para amenizar nosso sofrimento é necessário encerrar os ciclos. Quantas vezes, nos arrastamos numa fase vencida, e usamos a roupa do inverno no verão. Cada estação com seu modelito, não é mesmo? Por que é tão fácil usar as botas nos tempos de chuva, e difícil aprender a pular poças? Assim como nós, tudo tem o lado bom e ruim. ¨Recomeça... se puderes, sem angústia e sem pressa e os passos que deres, nesse caminho duro do futuro, dá-os em liberdade, enquanto não alcances não descanses, de nenhum fruto queiras só metade¨. Miguel Torga. E pra finalizar, tente viver sem aquilo que pensa ser o que você quer, afinal, hábito não é necessidade. Um provérbio chinês me chamou atenção e decidi incluir nas palavras conclusivas desse texto. ¨Jamais se desespere em meio as sombrias aflições de sua vida, pois das nuvens mais negras cai água límpida e fecunda¨. Pense nisso!



quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

NÃO DEIXE O AMOR PASSAR


Quando encontrar alguém e esse alguém fizer seu coração parar de funcionar por alguns segundos, preste atenção: pode ser a pessoa mais importante da sua vida.

Se os olhares se cruzarem e, neste momento,houver o mesmo brilho intenso entre eles, fique alerta: pode ser a pessoa que você está esperando desde o dia em que nasceu.
Se o toque dos lábios for intenso, se o beijo for apaixonante, e os olhos se encherem d’água neste momento, perceba: existe algo mágico entre vocês.

Se o primeiro e o último pensamento do seu dia for essa pessoa, se a vontade de ficar juntos chegar a apertar o coração, agradeça: Deus te mandou um presente: O Amor.

Por isso, preste atenção nos sinais - não deixe que as loucuras do dia-a-dia o deixem cego para a melhor coisa da vida: O AMOR.
Selma Soares Albuquerque